Bem vindo ao nosso site   •    
 

 Clima

 

 Notícias

Ata 63ª reunião de Intervenientes no Comércio Exterior

06/01/2015

Ata 63ª reunião de Intervenientes no Comércio Exterior

 

ATA DE REUNIÃO

 

 

Às nove horas da manhã do dia dez de dezembro de dois mil e quatorze foi realizada a sexagésima terceira reunião dos Intervenientes no Comércio Exterior do Complexo Portuário de Itajaí, no auditório do Recinto Porto de Itajaí, com a participação da Inspetora-Adjunta da Alfândega da RFB do Porto de Itajaí, Sra. Geovana da Silva da Cunha;  do Representante do Porto de Itajaí, Sr. Héder Cassiano Moritz;  dos Representantes do MAPA, Sr. Edmardo Raymundo de Souza e Sr. Luiz Gustavo Balena;  do representante da Secretaria de Estado da Fazenda,  Sr. Carlos Antonio Quaresma, do representante do Banco do Brasil, Sr. Paulo Fraga, Representantes do SINDAESC, SINDASC, dos Recintos Braskarne, Brasfrigo, Infraero, Portonave, APM Terminals, Multilog, Porto de Itajaí, Teporti, Poly Terminais e Itazem, também Despachantes Aduaneiros e demais interessados. A Sra. Geovana da Silva da Cunha,  abriu a reunião agradecendo a presença de todos  e passou a palavra ao Sr. Héder Cassiano Moritz,  que na condição de representante do Recinto Porto deu as boas vindas, e desejou que tivéssemos uma ótima reunião. Voltando a palavra a Sra. Geovana da Silva da Cunha, informou que o Sr. Luis Gustavo Robetti, Inspetor-Chefe da Alfândega do Porto de Itajaí não se fazia presente em virtude  de estar  em viagem a trabalho. Começando com assunto pendente da última reunião para a RFB: Procedimento em relação à Multa de LI em vista de não ser possível promover o recolhimento no ato do registro da DI. Sra. Geovana, informou que já foi aberta demanda ao SERPRO para que seja atualizado o sistema, mas isso  é demorado. Então, a orientação que foi passada é que se faça o recolhimento da multa e se aguarde caso seja emitida alguma intimação para apresentação do recolhimento. Não é necessário, neste momento, entrar com pedido de retificação mediante processo administrativo. Passando aos assuntos da pauta para a RFB: Repesagem de container na Exportação. Qual o motivo da solicitação de repesagem do container para os casos de “canal vermelho” na exportação, uma vez que os conteineres são pesados ao adentrarem no Recinto Alfandegado e possuem sua confirmação junto ao Fiel Depositário. Sra. Geovana, informou que foi feito questionamento à equipe responsável por esse procedimento e que não foi detectado  quem fez essa solicitação. A orientação interna é para que a pesagem realizada na entrada do veículo no terminal seja utilizada como comprovante de pesagem para fins de desembaraço da mercadoria, e que havendo exigência de nova pesagem o fato seja comunicado ao chefe da seção de despachos para verificação da procedência da exigência fiscal. Outro assunto da pauta é para a APMT Aumento tarifário APM Terminals Itajaí S/A: Qual o motivo do aumento tarifário previsto para início de 2015, uma vez já ter havido reajuste em junho de 2014, conforme consta na página oficial do Terminal (http://www.apmterminals.com.br/tarifa). Passada a palvra para o Sr. Anderson Cunha, representante da APMTerminals este informou que foi  comunicado à Superintendência do Porto de Itajaí e à ANTAQ a respeito da nova tabela de preços para o ano de 2015, com a devida antecedência de 30 dias da aplicação dos novos valores. A APM Terminals, por ser arrendatária, tem previsão contratual junto à SPI para fixar livremente o preço dos seus serviços.  Acerca da periodicidade dos reajustes, não é requerido da APM que esse reajuste seja feito, no mínimo, anualmente, uma vez que pela natureza do seu contrato e prestação de serviços, não segue o mesmo procedimento adotado para os casos de tarifa, mas de preços, não sendo, portanto, os mesmos. Passada a palavra para o representante do Porto de Itajaí, Sr. Heder Cassiano Moritz, onde este  apresentou um relato   sucinto  destacando o que  diz  o Contrato de Arrendamento 030/01, nas  suas  cláusulas  Vigésima-primeira e Trigésima-Terceira  que  trata  dos  preços  de prestação de serviços,  e dos  Direitos e das Obrigações da Superintendência  do Porto de Itajaí. Igualmente cita  a  lei 12.815 de  05 de junho de 2013,  as Resoluções nº 3274 , ANTAQ , de  6  de fevereiro de 2014,  e n º 3707, ANTAQ, de 17 de Outubro de 2014 as  quais  abordam  a questão  em discussão. Informa  igualmente  que na  pesquisa  realizada  pela  Assessoria  de  Auditoria  da  SURIN,  na  legislação vigente  não foi encontrado  nada  sobre periodicidade de aumentos nos preços praticados  pela Arrendatária, nem mesmo no Contrato de Arrendamento . Apenas  existe  a necessidade  de comunicação para  a ANTAQ, com 30 dias  de antecedência  (Resolução 3274  - ANTAQ)  e  pelo  que foi verificado  os  aumentos de preços praticados pela  APMT  tem  ocorrido semestralmente. Informou ainda  que  no dia 05/12/2014,  foi encaminhado Ofício 033/2014/AUDIT  solicitando esclarecimentos sobre  a tabela encaminhada no DSU 185/2014. Último assunto da pauta Assuntos Gerais (Programação de reuniões para 2015, indicação de locais de reuniões, entre outros). Sra. Geovana, informou que já está disponível o calendário para as reuniões de Intervenientes para o ano de 2015, bem como os locais que serão realizadas as referidas reuniões. O referido calendário será distribuído aos participantes no final da reunião e divulgado em ata. Passada a palavra para o representante da SEFAZ, Sr. Carlos Antonio Quaresma, este destacou que do dia 23/12/14 a 05/01/15 o atendimento da SEFAZ será feito através de plantão por e-mail. Passada a palavra para o representante do Banco do Brasil, Sr. Paulo Fraga, este destacou que estão conseguindo manter os prazos  de análise das LI’s e que sempre estão à disposição. Passada a palavra para o representante do Porto, Sr. Heder, este fez  um breve relato  sobre  a  movimentação de cargas  acumulada  até  o mês  de novembro/2014,   ressaltando que  no segmento de cargas Contêinerizadas deveremos  manter  a mesma movimentação registrada  no exercício de  2013, quando foram movimentados   1.100.000  TEU  com 12.612.186 t. Informou  também  que no dia 11/12/2014,  deverá ser  feita  a  abertura  do edital  referente  às  obras  de  readequação do canal de acesso  e  da  nova  bacia de evolução, cujo processo está sendo conduzido pelo  Governo do Estado de Santa Catarina. Por último,  agradece  a  todos  os representantes  dos  órgãos intervenientes  e aos   demais  presentes  desejando um  Feliz  Natal  e  um  excelente  ano de  2015, e  que possamos ter forças  para  enfrentar  os  próximos desafios. Passando aos assuntos finais Sra. Geovana da Silva da Cunha, informou que a partir de hoje (10/12/2014) vai encaminhar para o Sindaesc e demais membros da Comissão do RELAC o formulário de avaliação dos serviços prestados pelo Porto Seco Brasfrigo, e solicita o empenho de todos na distribuição dos formulários pois esta é a ferramenta disponibilizada aos usuários para se manifestarem quanto à qualidade do serviço prestado pelo recinto. Sra Geovana,  informou que a 64ª reunião será realizada no dia 11 de fevereiro de 2015,  no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí.  Agradeceu ao Recinto Porto pela hospitalidade e a Localfrio por ter oferecido o coffee-break. Desejou a todos um abençoado Natal e 2015 cheios de realizações. Não tendo mais nada a tratar, a Sra. Geovana da Silva da Cunha finalizou a reunião.  Eu, Cristiane de Lourdes Carneiro de Souza, lavrei a presente Ata.

 

           

 

 REUNIÃO INTERVENIENTES  - 2015

 

 

Fevereiro – dia 11 Auditório  Porto

Março – dia 18 Auditório  Portonave

Abril – dia 15 Auditório Porto

Maio – dia 20 Auditório PolyTerminais

Junho – dia 17 Auditório Porto

Julho – dia 15 Auditório  Porto

Agosto – dia 19 Auditório  Portonave

Setembro – dia 16 Auditório Porto

Outubro – dia 21 Auditório  PolyTerminais

Novembro – dia 18 Auditório Porto

Dezembro – dia 09 Auditório  Porto

 

 

 

 

 

 

•  Veja outras notícias
 

 Contribuições

Faça emissão das suas contribuições on-line

Emitir contribuição
 

 Associe-se

Não perca mais tempo e seja nosso associado

Veja mais
 

 Links

Veja alguns links úteis que separamos

Acessar links
SINDAESC
Rua Capitão Adolfo Germano de Andrade, 37 - Sala 07
CEP: 88304-020 - Centro - Itajaí / SC
Telefone: (47) 3241-4070  /  (47) 3241-4080
E-mail: secretaria@sindaesc.com.br - financeiro@sindaesc.com.br