GOVERNO FEDERAL ENTREGA ETAPA DO PORTO DO FUTURO

17/03/2015

GOVERNO FEDERAL ENTREGA ETAPA DO PORTO DO FUTURO

A presidenta Dilma Rousseff e o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, participaram, em 12 de março, da cerimônia de entrega do Porto do Futuro, um conjunto de obras de expansão e de modernização de três terminais privados, na área de arrendamento do Cais do Caju, Porto do Rio de Janeiro (RJ). Os diretores da ANTAQ, Mário Povia, Fernando Fonseca e Adalberto Tokarski, compareceram ao evento.

Com o apoio da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), o Grupo Libra e a Multiterminais estão investindo na expansão e na modernização de dois terminais de armazenamento de contêineres e de um terminal de armazenamento de veículos. Incluídas no Programa de Investimentos em logística (PIL), as obras, quando concluídas, resultarão no maior cais contínuo da América do Sul, com 1,7km de extensão. A inauguração do Porto do Futuro representa um aumento de 63% na capacidade do terminal.

O Porto do Futuro impacta as cadeias produtivas, farmacêutica, automotiva, química e de óleo e de gás. O investimento privado é de aproximadamente R$ 1 bilhão para obras de extensão do cais (550 metros); extensão da retroárea (33 mil metros quadrados); construção de novo edifício garagem (sete mil vagas) e de três novos armazéns (total de 20 mil metros quadrados).

Os investimentos em acessos são de R$ 210 milhões de recursos público federais para a dragagem do porto, que já tem a ordem de serviço emitida, e R$ 340 milhões em um acesso terrestre que ligará a Avenida Brasil ao Porto que será realizado pelo futuro concessionário da Ponte Rio-Niterói.

"Os investimentos na expansão dos terminais de contêiner e carga geral no porto do Rio de Janeiro são exemplos de que o marco regulatório para o setor portuário nacional tem oferecido a necessária segurança jurídica aos empreendedores do setor. À ANTAQ, por sua vez, cabe assegurar um ambiente que propicie estabilidade regulatória, mediante o estabelecimento de regras claras e previsibilidade para os diversos agentes que atuam no setor regulado, sejam eles operadores portuários ou usuários. A concretização de investimentos dessa natureza nos faz acreditar que estamos trilhando o caminho correto e ratifica o nosso compromisso com o setor, bem como a convicção de que a infraestrutura portuária se constituirá como uma das principais oportunidades de investimento no Brasil para o biênio 2015/2016. É a hora e a vez dos portos", destacou o diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia.

O Porto do Rio de Janeiro é um polo indutor da atividade econômica, estimulando o desenvolvimento regional, em uma área que abrange todo o Sudeste do país. A área do porto é o metro quadrado do território fluminense que mais gera receitas tributárias.

O estado do Rio é o segundo maior importador do país, com R$ 21,7 bilhões em 2014. Desse total, US$ 12,3 bilhões chegam ao país pelo porto, dos quais US$ 8,1 bilhões são processados pela economia fluminense e US$ 4,2 bilhões são destinados a outros estados brasileiros.

O Porto do Rio de Janeiro é, entre os dez principais portos do Brasil, o que possui o maior valor agregado das cargas: US$ 2.146 por tonelada, enquanto a média brasileira é de US$ 1.145 por tonelada. É também o local em que mais se arrecadam impostos federais, estaduais e municipais em território fluminense. Apenas em 2014, a arrecadação de ICMS na nacionalização de cargas foi de R$ 2,2 bilhões.

Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários