Bem vindo ao nosso site   •    
 

 Clima

 

 Notícias

Notícias Comercio Exterior

25/06/2015

ESTÍMULO AO MERCADO INTERNACIONAL É FATOR DE SOBREVIVÊNCIA, DIZ ABINEE

"Finalmente o governo lançou uma política de comércio exterior, buscando retirar os gargalos que tanto têm dificultado as exportações brasileiras", disse o presidente da Abinee, Humberto Barbato, sobre o Plano Nacional de Exportações. Segundo ele, as medidas anunciadas são importantes, principalmente, no momento em que o mercado interno está extremamente retraído. "Em função disso, o mercado internacional é fator de sobrevivência para a nossa indústria", afirmou Barbato, que observou ser importante a sinalização do Ministro Armando Monteiro sobre o drawback, afirmando que as importações são um agregado fundamental para as exportações, uma vez que o setor eletroeletrônico é altamente dependente de importação de componentes. "O ministro entende perfeitamente que a produção de bens é globalizada e que também precisamos importar para viabilizar nossas exportações", disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

PLANO NACIONAL DE EXPORTAÇÕES É "ALENTO" PARA O SETOR CALÇADISTA

A avaliação do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, reflete o sentimento do setor calçadista brasileiro que, ao longo de sete anos, perdeu quase 50% das receitas geradas pelas exportações. O executivo ressalta que se trata de uma pauta positiva, que traz alento e esperança de dias melhores para o segmento exportador. "É esforço importante do governo no sentido de dar mais competitividade para as indústrias exportadoras neste segundo semestre", avalia.

Segundo Klein, o comprometimento do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, com o aperfeiçoamento de mecanismos como o Reintegra e Proex (Programa de Financiamento às Exportações) - que não terá contingenciamento de recursos em 2015 - é relevante e deve motivar as empresas num "esforço adicional" além-fronteiras neste segundo semestre.

Para o setor calçadista, que viu suas exportações minguarem de US$ 1,9 bilhão em 2007 para US$ 1,06 bilhão em 2014, o plano é importante, especialmente pela sinalização de comprometimento do governo com a pauta exportadora. Klein ressalta que, mesmo com o dólar em patamares mais elevados, o que permitiria um preço mais competitivo para o exportador brasileiro, as exportações seguem em queda em 2015.

Fonte: Assessoria de imprensa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados)

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBAMA GANHA PODER PARA NEGOCIAR ACORDOS COMERCIAIS

O Senado dos Estados Unidos aprovou ontem a medida que dá ao presidente Barack Obama a prerrogativa de negociar acordos comerciais e submetê-los em bloco para a aprovação do Congresso, o chamado "fast track". O movimento deve destravar a conclusão da Parceria Trans-Pacífico, um acordo comercial entre os EUA e outras onze nações banhadas pelo Oceano Pacífico, segundo noticiou o jornal O Estado de S.Paulo.

 

Fonte: O Estado de S.Paulo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

ÁFRICA DO SUL E OUTROS PAÍSES AFRICANOS AVANÇAM NAS NEGOCIAÇÕES DA ZONA DE LIVRE COMÉRCIO CONTINENTAL

O continente africano está cada vez mais próximo de tornar-se uma grande zona de livre comércio. Reunidos na última semana na cidade de Johanesburgo, África do Sul, durante a 25ª edição do Summit da União Africana, os representantes dos principais países africanos lançaram oficialmente as negociações para que isso aconteça. O objetivo é ter um acordo envolvendo todas as 54 nações africanas em 2017.

Fonte: Assessoria de imprensa / Brand South Africa

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

JUSTIÇA LIBERA LEILÃO DA DRAGAGEM DO CAIS SANTISTA

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu os efeitos da liminar que interrompeu a licitação dos serviços de dragagem do Porto de Santos, processo coordenado pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP). A decisão, do juiz federal Reginaldo Márcio Pereira, foi tomada na última segunda-feira(22). Assim que a pasta federal for comunicada oficialmente da medida, poderá retomar a concorrência. As informações são do jornal A Tribuna.

 

Fonte: A Tribuna

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ÁRABES SÃO MERCADOS DE DESTAQUE EM PLANO DE EXPORTAÇÃO

O Plano Nacional de Exportações, lançado nesta quarta-feira (24) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela presidente Dilma Rousseff, definiu 32 países como mercados prioritários com o objetivo de abri-los, consolidá-los, mantê-los ou recuperá-los, e entre eles estão os árabes Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egito e Argélia. Também há cinco países europeus, três da América do Norte (como Estados Unidos), Cuba, na América Central, oito sul-americanos, quatro asiáticos, a Austrália, outros dois do Oriente Médio e outros quatro da África. As informações foram divulgadas pela Agência Anba.

 

Fonte: Agência Anba

------------------------------------------------------------------------------------------------------

PLANO NACIONAL DE EXPORTAÇÕES APOSTA NA PROMOÇÃO COMERCIAL

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro Neto lançou na manhã de quarta-feira, 24 de junho, o Plano Nacional de Exportações (PNE), que tem a função de ampliar a presença brasileira no mercado internacional. Sétima economia do mundo, o Brasil tem apenas a 25ª posição no ranking do comércio global. "Conquistar mercados estrangeiros para nossos produtos significa criar emprego, renda, desenvolvimento e riqueza para o país e seus empreendedores", afirmou a presidenta Dilma Rousseff durante o lançamento do plano, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, conforme noticiado pela Apex-Brasil.

 

Fonte: Apex-Brasil

------------------------------------------------------------------------------------------------------

REDUÇÃO DE BUROCRACIA PARA EXPORTAÇÕES DIMINUIRÁ CUSTOS DA INDÚSTRIA, AVALIA PRESIDENTE DA CNI

A redução da burocracia aduaneira e a ampliação de mecanismos de financiamento e garantias à exportação devem melhorar as condições das empresas brasileiras de competir no comércio global. A avaliação é do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Para ele, as medidas incluídas no Plano Nacional de Exportações, lançado nesta quarta-feira (24), em Brasília, sinalizam melhoras nos instrumentos de política comercial, essenciais para ampliar a presença de produtos brasileiros no mundo. "Precisamos urgentemente colocar as nossas empresas em nível de competir no mercado externo", afirmou, conforme noticiado pela CNI.

 

Fonte: Confederação Nacional da Indústria

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

FIESP DISCUTE PROGRAMA DE INVESTIMENTOS EM LOGÍSTICA DURANTE WORKSHOP SOBRE O SETOR

O Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) reuniu na tarde desta quarta-feira (24/06) especialistas da área de logística e transportes e representantes do governo para discutir a nova fase do Programa de Investimento em Logística (PIL), anunciado pelo Governo no começo do mês.

Formulado pela equipe de governo da presidente Dilma Rousseff, o PIL tem como objetivo privatizar aeroportos, rodovias, ferrovias e portos a fim de modernizar a infraestrutura de transportes do Brasil e fomentar a retomada do crescimento econômico, conforme noticiado pela Agência Indusnet Fiesp.

 

Fonte: Agência Indusnet Fiesp

 

 

Fatima Schepers

Setor: Administrativo

End: Capitão Adolfo Germano de Andrade,37,sl 07.

Cep: 88304-020 Centro –Itajai-SC

Fone (47) 3241-4080-3241-4070

E-mail: administrativo@sindaesc.com.br

E-mail:secretaria@sindaesc.com.br

 

Skype: Fatima Schepers

 

•  Veja outras notícias
 

 Contribuições

Faça emissão das suas contribuições on-line

Emitir contribuição
 

 Associe-se

Não perca mais tempo e seja nosso associado

Veja mais
 

 Links

Veja alguns links úteis que separamos

Acessar links
SINDAESC
Rua Capitão Adolfo Germano de Andrade, 37 - Sala 07
CEP: 88304-020 - Centro - Itajaí / SC
Telefone: (47) 3241-4070  /  (47) 3241-4080
E-mail: secretaria@sindaesc.com.br - financeiro@sindaesc.com.br