Notícias Comercio Exterior

03/08/2015

REAL FOI A MOEDA QUE MAIS PERDEU VALOR EM 2015

O mês de julho foi de forte pressão para o real. Em meio às disputas entre o Planalto e o Congresso, às mudanças nas metas fiscais pelo governo e a ameaça de perda do grau de investimento do País, o real despencou. No exterior, a tendência também foi de queda para as demais moedas de países exportadores de commodities. O real foi uma das três divisas que mais cederam no mês passado. No resultado acumulado de 2015, o real lidera o ranking de perdas, conforme noticiado pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte: O Estado de S.Paulo

MDIC ASSINA ACORDOS PARA ATRAÇÃO DE CENTROS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO E ESTÍMULO A STARTUPS

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, assinou dois acordos de cooperação nesta sexta-feira com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na Conferência da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Os acordos buscam fortalecer o programa "Innovate in Brasil", parceria entre MDIC e Apex-Brasil, para atração de centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de empresas globais para o Brasil; e tratam de fomento a startups.

Os acordos firmados serão coordenados pela Secretaria de Inovação do MDIC. Durante o evento, Armando Monteiro destacou a importância da MEI no fomento à inovação no Brasil. "Fico feliz em ver que a semente lançada com a MEI se mantém viva, em especial com a mobilização do setor privado, já que as empresas são alicerce fundamental para a inovação".

Monteiro afirmou ainda que "estamos enfrentando o desafio no MDIC de reposicionar a política industrial brasileira, que precisa ter um caráter mais horizontal", e ainda ressaltou que a política industrial precisa privilegiar essa dimensão essencial que é a inovação.

O ministro defendeu a necessidade de uma "agenda de bom senso" para o país, que una as forças da sociedade para garantir que o país atravesse este momento de transição e retome o caminho do desenvolvimento. "Este clima que vivemos hoje de extremo pessimismo no Brasil não encontra correspondência, por exemplo, na imagem externa do país. Tenho recebido, de parcelas expressivas de empresas internacionais, mensagem de confiança no Brasil em médio e longo prazo, na capacidade de superar este momento difícil. O Brasil tem uma estabilidade institucional que permite o pleno funcionamento e independência entre os poderes, mesmo nesses momentos de crise".

O acordo que busca fomentar o projeto de atração de centros de P&D no país vai unir os esforços do MDIC, Apex-Brasil, CNI e IEL na atração, implementação e desenvolvimento de centros e projetos de P&D de forma a alavancar o investimento privado em inovação, potencializando o trabalho desenvolvido pelo governo federal na área.

Entre as ações que serão desenvolvidas, é importante destacar a implementação e aprimoramento de políticas de inovação, a promoção do Brasil como um ator relevante no cenário internacional na atração de centros e projetos de P&D e a identificação de oportunidades para atração e implementação de novos centros e projetos.

Já o acordo de cooperação para estímulo de startups une os esforços do MDIC, CNI e IEL na formulação de propostas comuns de aprimoramento de políticas de inovação que fomentem o empreendedorismo, a integração de empresas inovadoras iniciantes na cadeia de valor de grandes empresas, a divulgação das ações voltadas para empreendedores pelas entidades participantes, a elaboração de estudos, a organização de eventos e o apoio para a internacionalização das startups brasileiras.

Essas ações, por parte do MDIC, serão desenvolvidas prioritariamente junto às empresas participantes do programa Inovativa Brasil, que desenvolve ações de capacitação, seleção e conexão de startups de forma gratuita e em todo o país.

Durante a conferência houve ainda a assinatura de outros dois acordos, um entre a CNI/IEL e CGEE para realização de iniciativas, estudos e ações, para fortalecer a inovação nas empresas do país, e outro entre CNPq e IEL para renovação da parceria para o INOVA Talentos, programa de seleção, capacitação e colocação de pessoal qualificado nas empresas para executar projetos de inovação. O acordo entre CNPq e IEL prevê ainda o lançamento do INOVA Global, para fortalecer as estratégias de inovação e conectar a indústria brasileira aos centros de inovação ao redor do mundo.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VENDAS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS CRESCEM 20% NA AGROEXPO 2015

A XX AGROEXPO, realizada de 9 a 20 de julho em Bogotá, na Colômbia, recebeu 14 empresas brasileiras de máquinas e implementos agrícolas, organizadas pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS).

Durante o evento, foram registrados negócios na ordem de US$ 11.9 milhões, entre vendas e negócios futuros para os próximos meses, montante 20% superior ao registrado na última edição, realizada em 2013, conforme noticiado pela Apex-Brasil.

Fonte: Apex-Brasil

Ficamos a Disposição.

Saudações,

Secretaria - SINDAESC