Bem vindo ao nosso site   •    
 

 Clima

 

 Notícias

Notícias Comercio Exterior

07/08/2015

GOVERNO VAI LEILOAR 29 TERMINAIS PORTUÁRIOS

Segundo noticiado pela Agência Estado, o ministro da Secretaria Especial de Portos, Edinho Araújo, informou, na quinta-feira, que o primeiro bloco de licitação da área deve ocorrer ainda no segundo semestre deste ano, com o leilão de 29 terminais, sendo nove em Santos (SP) e 20 no Pará. Esse primeiro bloco, já aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), prevê investimentos totais de R$ 4,7 bilhões e propiciará um aumento na capacidade de embarque de grãos, celulose, granéis, combustíveis e contêineres nesses dois locais.

 

Fonte: O Estado de S.Paulo

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA DIVULGA BALANÇO DE JULHO

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou nesta quinta-feira, 06/08, o balanço da indústria automobilística em julho, quando o setor comercializou 227,6 mil veículos, um aumento de 7,1% em relação a junho passado. Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da entidade, ressalta que "o cenário conjuntural continua complexo principalmente em razão do abalo da confiança dos consumidores e dos investidores".

A indústria automobilística fechou julho com 28,3 mil veículos exportados, diminuição de 40,7% frente junho deste ano com 47,7 mil e retração de 17,6% na análise contra julho do ano passado com 34,3 mil unidades. Nos sete meses do ano as exportações chegaram a 225,3 mil unidades, o que significa alta de 10,7% contra o ano passado com 203,6 mil.

O resultado da exportação em caminhões apresentou crescimento de 12,2% até julho com 12 mil unidades em 2015 e 10,7 mil em 2014. As exportações de chassis para ônibus encerraram o período janeiro a julho com acréscimo de 3,7%: foram 4 mil unidades este ano e 3,8 mil em 2014.

Em relação às máquinas agrícolas e rodoviárias, as exportações em julho registraram 843 unidades, abaixo em 23,4% ante junho com 1,1 mil e menor em 35,7% frente a julho do ano passado com 1,3 mil.

Fonte: Diretoria de Assuntos Institucionais e Imprensa da Anfavea

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"NÃO ESPERAMOS O FIM DO AJUSTE PARA COMEÇAR AS POLÍTICAS PÓS-AJUSTES", DIZ LEVY

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta quarta-feira (5/8) que o governo tem tomado diversas medidas estruturais e microeconômicas em prol do crescimento. "Não esperamos o fim do ajuste para começar as políticas pós-ajustes", disse. A afirmação foi feita em palestra durante o seminário "Novo ciclo de cooperativismo de crédito no Brasil", realizado no Banco Central.

Dentre as medidas, Levy destacou a reforma tributária do ICMS e do PIS/Cofins, as discussões para aumentar o papel do Brasil no comércio exterior, além do apoio à agricultura comercial e familiar e rebalanceamento do setor elétrico. Levy reiterou, no entanto, que "será debalde falar do pós-ajuste se não enfrentarmos a seriedade do ajuste fiscal necessário".

 

Fonte: Ministério da Fazenda

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ALTA CARGA TRIBUTÁRIA É UM DOS MAIORES ENTRAVES DO BRASIL, DIZEM ESPECIALISTAS

O evento "As velhas e novas faces da Burocracia no Brasil", promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com o Instituto Millenium e a plataforma UM Brasil, reuniu economistas que debateram os obstáculos causados pela burocracia no País. Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Washington e presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp e Maria Alejandra Madi, doutora em economia pela Unicamp e vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, ressaltaram os fatores internos que prejudicam as exportações, como o alto custo de tarifas e serviços, devido à taxa cambial que coloca o Brasil em desvantagem corporativa. Para os especialistas, o Brasil é extremamente afetado pela burocracia, alta carga tributária, logística e ações trabalhistas e está em descompasso com o mundo, pois não acompanha a tendência global do comércio entre empresas. As informações foram divulgadas no site FecomercioSP.

 

Fonte: FECOMÉRCIO

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EMPRESAS DE 6 PAÍSES VIRÃO À RODADA DE NEGÓCIOS DA FEBRAVA

Empresas do Chile, Colômbia, México, Panamá, Peru e Uruguai participarão entre os dias 22 e 23 de setembro da Rodada Internacional de Negócios 2015 promovida pelo Programa Abrava Exporta, projeto de parceria entre a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O evento tem como objetivo fomentar negócios através de reuniões diretas entre potenciais compradores internacionais demandantes dos produtos e empresas nacionais, além de promover o conhecimento do potencial das empresas brasileiras do setor e estreitar relações para futuras transações comerciais. A Rodada de Negócios acontece simultaneamente à Febrava - Feira Internacional de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento e Tratamento do Ar no Expo SP - Imigrantes, conforme noticiado pela Apex-Brasil.

 

Fonte: Apex-Brasil

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ABIEC LANÇA INICIATIVAS PARA O FUTURO SUSTENTÁVEL DA CADEIA DA CARNE BOVINA

A cadeia da carne bovina no país movimentou R$ 380 bilhões em 2014, segundo estimativa feita por uma consultoria na área a pedido da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC). Dono do maior rebanho comercial do mundo, o Brasil é maior exportador e segundo maior produtor de carne bovina do planeta. Desde 2009, o setor também vem evoluindo no controle socioambiental da cadeia. O esforço feito pelas indústrias brasileiras é reconhecido internacionalmente. Restam, no entanto, muitos desafios para o setor, como a efetiva implantação do Código Florestal, a intensificação da pecuária e a redução do desmatamento na cadeia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AUTORIDADES RUSSAS COMEÇAM A DESTRUIR ALIMENTOS EUROPEUS SOB EMBARGO

A Rússia começou a destruir hoje (6) produtos alimentares europeus e norte-americanos sob embargo, conforme um decreto do governo russo. Há cerca de um ano, o governo proíbe a importação da maioria dos produtos alimentares dos países que impuseram sanções pela posição da Rússia na guerra com a Ucrânia - decisão que afetou particularmente o setor agrícola europeu.

Esses produtos, que até agora eram simplesmente devolvidos aos países de origem pelas alfândegas, passarão a ser destruídos no local pelas autoridades, quer sejam apreendidos na fronteira ou em lojas.

A agência de saúde pública russa Rosselkhoznadzor anunciou, na manhã de hoje, a primeira apreensão, de 73 toneladas de peixes e nectarinas, na fronteira com a Bielorússia, que transitavam com um certificado turco falso e serão destruídas.

Na terça-feira (4), as autoridades russas fizeram, na cidade de Samara, a primeira destruição de 114 toneladas de carne de porco europeia, em uma demonstração da determinação das autoridades. Na quarta-feira (5), várias personalidades de diferentes posições políticas manifestaram-se contra a destruição desses produtos, pedindo que fossem distribuídos para pessoas necessitadas.

O líder do Partido Comunista russo, Guennadi Ziuganov, lamentou "a medida extrema", enquanto o advogado Evgueni Bobrov, membro do Conselho dos Direitos Humanos no Kremlin (sede do governo russo), classificou a proposta de "arbitrária".

Uma petição assinada por mais de 250 mil pessoas no site Change.org exige que os alimentos apreendidos sejam dados "aos antigos combatentes, deficientes e famílias numerosas e a todos que tenham sofrido os efeitos de desastres naturais recentes".

O jornal russo Vedomosti denunciou, em editorial publicado hoje, uma "barbárie ostensiva" e uma "guerra absurda contra alimentos em período de crise econômica".

As autoridades, que acusam países como a Bielorrússia ou o Cazaquistão de colocar em território russo produtos europeus sob embargo como se fossem produtos locais, esperam que alguns casos de destruição desencorajem pessoas que pensam em desrespeitar o embargo.

 

Fonte: Agência Brasil

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: FRENTE PARLAMENTAR É OFICIALMENTE CRIADA

Foi lançada ontem, 05/08, a Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ), na Câmara dos Deputados, em Brasília, que conta com a adesão de 280 deputados e senadores e tem o intuito de fortalecer um dos segmentos que mais gera emprego no Brasil, cujos bens produzidos geram milhares de empregos diretos e indiretos. O presidente da Abimaq, Carlos Pastoriza, explica que a entidade apoia e incentiva a criação da Frente Parlamentar, como mais uma ação de esforço para tentar restabelecer a competitividade da indústria de máquinas e equipamentos e, no curto prazo, reverter o péssimo momento vivenciado pela indústria. A intenção da Abimaq é, via FPMAQ, não só continuar envidando esforços junto ao Poder Executivo, mas também buscar soluções para as questões que envolvem a desburocratização dos impostos, redução dos juros altos, eliminação do Custo Brasil, defesa comercial, incentivos ao investimento, Conteúdo Local, desoneração total dos investimentos, incentivos às exportações e outras questões que podem dar isonomia ao fabricante nacional frente aos concorrentes estrangeiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)

 

Saudações,

Fatima Schepers

Secretaria - SINDAESC

Fon. 47 3241-4080.

Fax. 47 3241-4070.

Skype - Fatima Schepers

E-mail: administrativo@sindaesc.com.br

E-mail:secretaria@sindaesc.com.br

 

Registro MTE - http://www3.mte.gov.br/sistemas/CNES/usogeral/HistoricoEntidadeDetalhes.asp?NRCNPJ=08345560000190

•  Veja outras notícias
 

 Contribuições

Faça emissão das suas contribuições on-line

Emitir contribuição
 

 Associe-se

Não perca mais tempo e seja nosso associado

Veja mais
 

 Links

Veja alguns links úteis que separamos

Acessar links
SINDAESC
Rua Capitão Adolfo Germano de Andrade, 37 - Sala 07
CEP: 88304-020 - Centro - Itajaí / SC
Telefone: (47) 3241-4070  /  (47) 3241-4080
E-mail: secretaria@sindaesc.com.br - financeiro@sindaesc.com.br