Notícias Comercio Exterior

11/08/2015

IMPORTAÇÃO DE CEREAIS CRESCE 7% NA ARGÉLIA

As importações argelinas de cereais (trigo, milho e cevada) somaram US$ 1,89 bilhão no primeiro semestre deste ano, um aumento de 7,3% em relação ao mesmo período de 2014, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (10) pelo Centro Nacional de Informática e Estatísticas das Alfândegas (CNIS).

Foram importadas 6,93 milhões de toneladas de cereais, um crescimento de 18% na mesma comparação, segundo o CNIS, conforme noticiado pela ANBA.

Fonte: Agência Anba

BRASIL DERRUBA PREÇOS INTERNACIONAIS DO CAFÉ

O enfraquecimento da moeda brasileira faz com que seja necessária uma quantidade menor de dólares para adquirir café do País. Essa foi a explicação dada pela Organização Internacional do Café (OIC) para a forte queda no preço internacional da commodity. No entanto, analistas apostam que não há espaço para patamares menores.

Dados do último levantamento da OIC, divulgado ontem (10), mostra uma baixa de 4,2% contra o mês anterior, para a média de 119,77 centavos de dólar por libra-peso. É o menor nível desde janeiro de 2014.

"O mercado do café registrou recuo adicional em julho com os preços reagindo à desvalorização da taxa de câmbio do Brasil, que atingiu o menor valor em 12 anos na comparação com o dólar", diz o documento, conforme noticiado pelo jornal DCI.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SÃO PAULO SEDIA EVENTO SOBRE FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO PROMOVIDO PELO MDIC

São Paulo (SP) sediará no próximo dia 13 de agosto o evento "Promovendo Iniciativas de Facilitação do Comércio" organizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com a participação do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Técnicos do MDIC divulgarão ferramentas de facilitação de comércio, como a segunda versão do Sistema de Consultas sobre Tarifas, Regras de Origem e Serviços dos Acordos Comerciais Brasileiros (Capta), além de tirar dúvidas sobre as funcionalidades do Portal Único de Comércio Exterior. O seminário é gratuito e será realizado na Federação das Indústrias do Estado do São Paulo (Fiesp), a partir das 8h40.

O seminário é voltado para empresários e executivos que atuam no comércio exterior, despachantes aduaneiros, operadores logísticos, agentes de carga, auditores fiscais e analistas de associações setoriais. As atividades estão divididas em quatro painéis: "Apresentação e funcionamento do Capta"; apresentação do estudo da FGV sobre "O Impacto da Facilitação de Comércio sobre a Economia Brasileira e a Indústria de transformação"; "MDIC: o Portal Único e o que muda no comércio exterior"; e "Receita Federal do Brasil: O Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA)".

O Capta, desenvolvido pelo MDIC e lançado em junho deste ano, reúne acordos comerciais dos quais o Brasil faz parte, para facilitar o acesso às informações sobre benefícios tarifários recebidos e concedidos, serviços, regras de origem e tarifas efetivamente aplicadas no comércio exterior. A nova versão da ferramenta, disponibilizada também em inglês e espanhol, está organizada em quatro módulos: Preferências Tarifárias; Regras de Origem; Tarifa Aplicada e Serviços.

Já o Portal Único de Comércio Exterior, também coordenado pelo MDIC em parceria com a RFB, permite que empresas apresentem as informações uma única vez aos órgãos federais, o que reduz a burocracia e os custos de exportadores e importadores. A ferramenta, que agregará os 22 órgãos anuentes do comércio exterior, está em implantação. Após a conclusão dos trabalhos em 2017, a previsão é diminuir os prazos médios de 13 para oito dias para as importações e de 17 para dez dias para as exportações. O portal também amplia a transparência, ao permitir que as empresas acompanhem, pela internet, o andamento detalhado de suas operações.

Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus também sediarão, nos próximos meses, o evento "Promovendo Iniciativas de Facilitação do Comércio".

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

COMÉRCIO EXTERIOR INICIA MÊS COM SUPERÁVIT

A balança comercial brasileira começou o mês de agosto com superávit de US$ 726 milhões, segundo os números divulgados nesta segunda-feira (10) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O valor é resultado da receita de US$ 3,9 bilhões com exportações e gastos de US$ 3,18 bilhões com importações. As exportações brasileiras caíram no período, mas as importações recuaram ainda mais, conforme noticiado pela ANBA.

Fonte: Agência Anba

INDÚSTRIA BRASILEIRA PRECISA DE CÂMBIO COMPETITIVO COMO POLÍTICA DE ESTADO, DIZ DIRETOR DA ABIMAQ

Para reindustrializar o Brasil, é importante um câmbio competitivo e administrado, superior a R$ 3,60, afirmou nesta segunda-feira (10/8) o diretor de Competitividade e Economia Estatística da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Mario Bernardini.

"O Brasil precisa de um câmbio competitivo não por efeito do acaso, como aconteceu até agora, mas como política de Estado", disse Bernardini ao participar da reunião do Conselho Superior de economia (Cosec) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), conforme noticiado pela Agência Indusnet Fiesp.

Fonte: Agência Indusnet Fiesp

Ficamos a Disposição.

Saudações,

Secretaria - SINDAESC