EMPRESAS BRASILEIRAS PARTICIPAM DA MAIOR FEIRA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO MUNDO COM APOIO DA REDE CIN

17/03/2014

Mesmo sem o acordo entre Brasil e União Europeia, que facilitaria a troca de conhecimento e a formação de parcerias de negócios, 28 empresas brasileiras se esforçam para conseguir acesso às últimas novidades de mercado durante a maior feira de tecnologia de informação do mundo, a CeBIT. O grupo é liderado pela rede de Centros Internacionais de Negócios (CIN), agência de promoção de investimentos, ligada à Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os empresários presentes no evento, que teve início no dia 10 e termina nesta sexta-feira (14), em Hannover, Alemanha, dizem que as maiores dificuldades para a internacionalização são a burocracia e a adaptação às regulamentações locais. No entanto, a solução está na ponta da língua. "O complicado é se adaptar às leis tributárias e políticas do país, por isso buscamos parcerias com empresas locais", afirma Rodrigo Aver, da NL Informática. A empresa, que conta com 100 colaboradores, desenvolve softwares de gestão empresarial. Segundo ele, as parcerias, sejam elas com empresas alemãs ou de qualquer outro país, facilitam as exportações de produtos nacionais e a importação de técnicas de desenvolvimento mais sofisticadas.

Outra vantagem da internacionalização é o contato permanente com as tecnologias de ponta. "Há muita coisa distante da nossa realidade. Visitamos um parte da feira especializada em mineração de dados, uma tecnologia utilizada apenas pelas gigantes de TI para classificar grandes massas de informação", afirma Rubens Fileti, representante da Senior Advanced, empresa de software de gestão empresarial, baseada em Goiânia.

"É preciso abrir a cabeça dos empresários brasileiros para o mundo", diz o gerente do CIN do rio Grande do Sul, Kurt Ziegler. Segundo ele, os brasileiros têm poucos incentivos para se internacionalizar. Para contornar a situação, a estratégia é promover feiras internacionais no Brasil. Um exemplo disso é a 4ª edição da Business IT South America (Bits), a versão sulamericana da CeBIT, que será realizada no pavilhão de eventos da Federação das Indústrias do Estado Rio Rio grande do Sul (FIERGS), entre 13 e 15 de maio.

REDE CIN- A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela CNI, trabalha, desde 1998, pela internacionalização de empresas brasileiras por meio de serviços voltados para o aumento da sua competitividade. A Rede CIN agrega conhecimentos e competências acumulados por 27 Centros Internacionais de Negócios, sediados nas federações estaduais de indústria e do Distrito Federal. Nas federações, as empresas têm acesso aos produtos e serviços direcionados à sua atuação no mercado internacional. Além disso, oferece serviços para empresas estrangeiras que queiram fazer parcerias com brasileiras ou se instalar no país.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria