Bem vindo ao nosso site   •    
 

 Clima

 

 Notícias

Noticias Comércio Extrerior

22/10/2015

FUNDOS TROCAM BRASIL PELA ÍNDIA

Os fundos de investimentos globais redobraram a cautela com o Brasil e outros emergentes mais fragilizados nos últimas meses. Em uma lista de 31 emergentes, o Brasil, junto com a China, foi o mercado que mais perdeu espaço nas carteiras dos gestores estrangeiros desde o fim de junho, dentro do processo de realocação internacional das aplicações em 2015, de acordo com estudo do Instituto Internacional de Finanças (IIF), formado pelos maiores bancos do mundo. Índia, o emergente que mais deve crescer este ano, e Coreia do Sul, ao contrário, ganharam peso nas carteiras, conforme noticiado pelo Jornal O Estado de S.Paulo.

 

Fonte: O Estado de S.Paulo

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMÉRCIO COM MARROCOS PODE GANHAR NOVO IMPULSO

A relação comercial entre Brasil e Marrocos poderá crescer nos próximos meses, após a visita de um grupo de deputados brasileiros ao país árabe, realizada em setembro. O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes, Cleber Verde (PRB-MA), afirmou à ANBA nesta quarta-feira (21) que há interesse dos dois lados em ampliar as trocas comerciais e que no começo de novembro deverá ser realizada uma reunião com empresários brasileiros e com o embaixador do Marrocos em Brasília, Larbi Moukhariq. Nesta quarta-feira, o embaixador visitou o deputado em seu gabinete, em Brasília, conforme noticiado pela ANBA.

 

Fonte: Agência Anba

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ESTRANGEIROS VISAM INVESTIMENTOS E RETORNOS MAIORES SOMENTE PARA 2017

Investir no Brasil é atrativo para empresas estrangeiras. Apesar do "momento de crise, instabilidade e desconfiança", essas companhias aproveitam época "mais barata" do País para planejar investimentos, com retornos mais fortes após 2017, segundo especialistas.

Para Vinícius Soares, advogado sênior da Lautenschlager, Romeiro e Iwamizu Advogados, até o ano que vem ainda estaremos em um cenário de recuperação, e ressalta que a flexibilização do Ministério dos Transportes para facilitar a participação de empresas estrangeiras "abrem as portas estrangeiras" para o setor de infraestrutura no Brasil, conforme noticiado pelo jornal DCI.

 

 

Fonte: Diário do Comércio e Indústria

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MDIC APRESENTA OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO A INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO DA ALEMANHA

Dando continuidade às discussões iniciadas em junho deste ano, representantes da Secretaria do Desenvolvimento da Produção (SDP) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) receberam hoje delegação integrada por presidentes de diretorias e conselhos de administração dos bancos de Desenvolvimento do estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. Na ocasião, foram discutidas oportunidades de investimentos no Brasil.

A reunião foi conduzida pelo secretário substituto da SDP, Igor Calvet, que fez uma breve apresentação da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai), iniciativa com o objetivo de fornecer informações sobre oportunidades de investimentos no Brasil. A Renai também busca apoiar as estruturas federal e estaduais no desenvolvimento de atividades voltadas à promoção de investimentos produtivos e articular medidas de facilitação dos investimentos no país.

Além disso, foi feita uma apresentação geral da situação econômica atual do Brasil para que a comitiva possa conhecer melhor o país como região econômica. Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Nordeste do Brasil e do Banco do Brasil também participaram das discussões.

Baden-Württemberg é considerada uma das regiões mais competitivas e a mais inovadora da União Europeia nos setores de alta tecnologia e de pesquisa e desenvolvimento. Aproximadamente 350 das mais de 800 empresas da Alemanha sediadas na região de São Paulo são provenientes de Baden-Württemberg.

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EXPORTAÇÃO PAULISTA DE TÊXTEIS CAIU 15%

As exportações renderam US$ 242 milhões para a indústria têxtil e de confecções do estado de São Paulo de janeiro a setembro deste ano, segundo dados divulgados pelo Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo (Sinditêxtil-SP) nesta quarta-feira (21). Houve recuo de 15,5% sobre o mesmo período do ano passado, quando elas estavam em US$ 287 milhões, conforme noticiado pela ANBA.

 

Fonte: Agência Anba

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BRASIL AVANÇA NAS NEGOCIAÇÕES PARA EXPORTAR ARROZ AO MÉXICO

A ministra Kátia Abreu e o ministro da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação do México (Sagarpa), José Calzada Rovirosa, avançaram na negociação para a venda de arroz brasileiro àquele país. Os dois se reuniram nesta quarta-feira (21), durante a 18ª Reunião Ordinária da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), no México.

Os dois países entraram em acordo para dar celeridade ao processo relativo à exportação de arroz (em casca e semente). Em contrapartida, o México passará a vender feijão preto ao Brasil, demanda antiga do país norte-americano.

Os serviços de defesa agropecuária dos dois países acordaram um prazo de 90 dias para finalizar suas avaliações de risco e poderem dar início aos negócios.

Para a ministra, a exportação poderá ajudar a regular o preço do arroz no mercado interno, o que beneficiará agricultores brasileiros. Atualmente, o Brasil não exporta quantidades expressivas do produto.

"Nós produzimos bastante arroz, mas não exportamos. Isso acaba prejudicando o produtor, que sofre todos os anos com preços muito baixos no mercado interno", disse. "O acordo que firmamos agora vai beneficiar o prato de todos os dias do brasileiro, arroz e feijão", comemorou a ministra.

Carne de peru e frango

Kátia Abreu afirmou ao ministro Rovirosa que o Mapa aguarda envio do relatório final ela borado pela inspeção veterinária mexicana para habilitar 18 novos estabelecimentos abatedores de aves e perus.

"Sabemos do infortúnio pela qual passam os Estados Unidos com a gripe aviária e estamos prontos para atender à demanda de vocês sem nenhuma dificuldade", assinalou a ministra, destacando que o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo.

Embrapa

O ministro mexicano demonstrou grande interesse na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e elogiou a atuação da instituição no Brasil.

O governo mexicano e a empresa firmaram este ano projeto de cooperação técnica para desenvolvimento de zonas tropicais do México. O foco é a tecnologia de produção e certificação de plantas para viveiros tropicais.

"Fico muito feliz com o interesse do México pela Embrapa. Queremos dividir esse conhecimento, porque a Embrapa não ensina, ela troca informações, conhecimentos. Todos têm suas vantagens competitivas para trocar. No que precisarem de nós, estamos dispostos a ajudar", garantiu Kátia Abreu.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AGENTES MARÍTIMOS DENUNCIAM ATRASOS EM ATRACAÇÕES NO PORTO

Problemas no sistema Datavisa, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vêm causando atrasos nas atracações de navios no Porto de Santos. O alerta é do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), que aguarda uma solução para a questão há, pelo menos, três semanas. O tema será levado ao ministro dos Portos, Helder Barbalho, que cumprirá agenda na Cidade amanhã, conforme noticiado pela Tribuna Online.

 

Fonte: A Tribuna

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANVISA FORTALECE INTERCÂMBIO COM MINISTÉRIO DA SAÚDE DA FRANÇA

O Diretor-Presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, recebeu, nesta quarta (21), na sede da Anvisa, a visita técnica de representantes do Comitê Econômico de Produtos de Saúde e da Alta Autoridade de Saúde do Ministério da Saúde da França. O objetivo do encontro foi o de fortalecer o intercâmbio de experiências em regulação econômica dos mercados de medicamentos e de produtos para a saúde.

Com esse intercâmbio, a Anvisa investe no fortalecimento da capacidade técnica de seus especialistas na proposição de soluções e de modelos para a regulação econômica de produtos para a saúde e de preços de medicamentos no Brasil. A delegação francesa foi composta pela coordenadora de Assuntos Internacionais, Direção de Estratégia e Assuntos Internacionais, Caroline Laborde, pelo conselheiro para os Assuntos Sociais da Embaixada da França no Brasil, Patrick Risselin, e pelo vice-presidente do Comitê Econômico de Produtos de Saúde, Andre Tanti.

A cooperação técnica entre Brasil e França possibilita acesso a detalhes do modelo francês de regulação do mercado de produtos para a saúde, em apoio às atividades do Grupo de Trabalho Interministerial de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (GTI-OPME), que teve o objetivo de discutir práticas abusivas ocorridas no setor de OPME e propor medidas para reestruturação e ampliação da transparência desse mercado.

Além disso, a cooperação técnica com a França busca atender às demandas do Poder Legislativo, que instaurou, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal, Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o mercado das órteses e próteses.

No campo da regulação econômica de medicamentos, a aproximação com o modelo francês será fundamental para a reflexão sobre a cesta de países que a SCMED utilizará para pesquisa de preços internacionais de medicamentos.

Dessa forma, é de grande importância para o Brasil ter acesso à experiência exitosa do governo francês na regulação de preços de OPME e no modelo de regulação de preços de medicamentos, que servirá de subsídio para que se avalie a elaboração de política econômica semelhante no país. Este intercâmbio possibilitará, ainda, darmos respostas mais eficientes e propormos medidas regulatórias para o mercado de produtos para a saúde.

 

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MAPA VAI INCENTIVAR USO DE SISTEMA SEM GAIOLAS PARA AVES DE POSTURA

O Brasil vai começar a trabalhar com o bem-estar de aves de postura, incentivando os sistemas sem gaiolas ou com gaiolas mobiliadas, que hoje são regras na Europa. A informação é da coordenadora da Comissão de Bem-Estar Animal (CTBEA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Lizie Buss.

A CTBEA representou o Brasil no Better Training For Safe Food (BTSF), programa de treinamento para veterinários do serviço oficial, em Crieff, na Escócia, no mês passado. Lizie Buss participou do treinamento, no qual foram apresentadas as técnicas usadas pelos europeus.

Segundo ela, o método de alojamento permitido na Europa são gaiolas mobiliadas, galpões com multiníveis e free-range.

No caso do uso de gaiolas mobiliadas, há espaço de 750cm² por ave, com poleiros e local reservado para o ninho.

A superfície de piso do ninho é forrada de forma que as aves não permaneçam em contato com a grade do piso da gaiola e com tapete para ciscar com elemento para desgaste de unhas, além de comedouros e bebedouros.

Europa

"Na Europa, o uso de gaiolas de bateria não é mais permitido e a debicagem com lâmina quente também é proibida na maioria dos países", disse Lizie.

O sistema de galpões, de acordo com a coordenadora, de multiníveis são sem gaiolas, com prateleiras em diversos níveis, permitindo que as aves subam, desçam e acessem o substrato do piso, com ninhos, poleiros, comedouros e bebedouros.

"O sistema abordado é o free-range, no qual aves são criadas em galpões com acesso ao ar livre para encorajar a expressão de comportamentos naturais, como banho de areia, ciscar, empleirar-se, entre outros", acrescentou Lizie.

A CTBEA participou da última reunião da Câmara Setorial de Aves e Suínos. Na ocasião, apresentou os resultados do treinamento e buscou informações do setor, visando uma aproximação voltado ao trabalho integrado e conjunto.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CERTIFICADO DE LIVRE VENDA MERCOSUL PARA COSMÉTICOS É TEMA DE CONSULTA PÚBLICA

Cidadãos, representantes do setor regulado e da sociedade civil organizada tem até o dia 10 de dezembro para apresentar sugestões à Consulta Pública 86/2015. O texto inicial trata de regulamento técnico de Modelo de Certificado de Venda Livre (CVL) para exportação de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal para países que não fazem parte do Mercosul.

O objetivo da norma é estabelecer um "Modelo de Certificado de Livre Venda Mercosul", no intuito de padronizar o certificado emitido pelas autoridades sanitárias para produtos exportados pelas empresas da região para países que não fazem parte do bloco.

O texto integral da proposta e o formulário específico para contribuição estão disponíveis no site da Agência. Para participar basta acessar a CP nº86/2015 no site da Anvisa e preencher o formulário.

 

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

KÁTIA ABREU PARTICIPA NESTA QUARTA DE REUNIÃO COM 34 MINISTROS DAS AMÉRICAS

A ministra Kátia Abreu participou na noite dessa terça-feira (20), na cidade mexicana de Playa del Carmen, da abertura oficial do Encontro de Ministros da Agricultura das Américas 2015, que reúne representantes de 34 países das Américas do Sul, Central e Norte. A solenidade teve presença do presidente do México, Peña Nieto, que destacou a importância de os países buscarem maior produtividade e sustentabilidade no campo.

A reunião, promovida pelo governo do México e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), tem como lema "Cultivar melhor, produzir mais, alimentar a todos".

Na manhã desta quarta-feira (21), a ministra Kátia Abreu participa da reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA) - formada pelos ministros dos 34 países membros, ela é o principal órgão de governo do instituto. As autoridades vão discutir propostas que permitam fortalecer a agricultura regional em um contexto de grandes desafios para o setor, como o de alimentar uma população mundial crescente e de forma sustentável.

A JIA deverá produzir e aprovar uma declaração conjunta com o objetivo de impulsionar ações coletivas a favor da produtividade, da sustentabilidade e da inclusão no campo. O documento será apresentado à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Produtividade

Nessa terça-feira, durante abertura oficial do encontro, o presidente do México afirmou que a agricultura nos países americanos é marcada por "profundos contrastes" e apontou que o aumento da produtividade é o "melhor caminho".

"São poucos os grandes produtores com acesso a crédito, tecnologia e insumos que competem com êxito nos mercados internacionais. Ao mesmo tempo, há uma grande quantidade de pequenos produtores que basicamente dirigem sua produção para o autoconsumo. Se existe essa disparidade e se devemos respaldar cada grupo de produtores de forma diferente, o denominador comum é que ambos precisam de políticas públicas a favor da produtividade", discursou Peña Nieto.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APEX-BRASIL E INPI FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

Em reunião realizada na manhã de quinta-feira, 15 de outubro, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, David Barioni Neto, e o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, Luiz Otávio Pimentel, assinaram acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. O documento assinado amplia a parceria já existente entre Apex-Brasil e INPI, que oferece um forte apoio ao Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) na capacitação dos técnicos extensionistas e também de empresários em propriedade intelectual, conforme noticiado pela Apex-Brasil.

 

Fonte: Apex-Brasil

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LOJAS DO GRUPO CASINO VENDERÃO PRODUTOS BRASILEIROS

Começaram a ser vendidos pelo site www.mescoursescasino.fr e também em 156 lojas do Grupo Casino espalhadas pela França cerca de 40 diferentes tipos de alimentos e bebidas fabricados por 19 empresas brasileiras. A ação integra um projeto de parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o varejista francês. Ao longo de um ano, produtos típicos do Brasil estarão nas prateleiras e no site de e-commerce do Casino, como pão de queijo, canjica, feijão, cachaça, paçoquinha e chocotone, além de biscoitos, espumantes, cerveja, chocolate, pimenta e sucos de frutas, entre outros, conforme noticiado pela Apex-Brasil.

 

Fonte: Apex-Brasil

 

 

Ficamos a Disposição.

 

Saudações,

Fatima Schepers

Secretaria - SINDAESC

Fon. 47 3241-4080.

Fax. 47 3241-4070.

Skype - Fatima Schepers

E-mail: administrativo@sindaesc.com.br

E-mail:secretaria@sindaesc.com.br

Registro MTE - http://www3.mte.gov.br/sistemas/CNES/usogeral/HistoricoEntidadeDetalhes.asp?NRCNPJ=08345560000190

 

•  Veja outras notícias
 

 Contribuições

Faça emissão das suas contribuições on-line

Emitir contribuição
 

 Associe-se

Não perca mais tempo e seja nosso associado

Veja mais
 

 Links

Veja alguns links úteis que separamos

Acessar links
SINDAESC
Rua Capitão Adolfo Germano de Andrade, 37 - Sala 07
CEP: 88304-020 - Centro - Itajaí / SC
Telefone: (47) 3241-4070  /  (47) 3241-4080
E-mail: secretaria@sindaesc.com.br - financeiro@sindaesc.com.br