Bem vindo ao nosso site   •    
 

 Clima

 

 Notícias

Noticias Comércio Extrerior

13/11/2015

MARROCOS PROMOVE AZEITE DE OLIVA NO BRASIL

O Ministério da Agricultura e Pesca do Marrocos irá promover o azeite de oliva produzido no país para executivos brasileiros na próxima semana na capital paulista. Representantes do ministério e empresários marroquinos estarão no Brasil de 16 a 18 deste mês e irão participar de uma apresentação sobre o produto, rodadas de negócios e visitas técnicas. A vinda da delegação tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. As informações são da Agência Anba.

 

Fonte: Agência Anba

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FEIRA MECÂNICA 2016 APOSTA NA VINDA DE EMPRESAS AMERICANAS PARA O BRASIL

A 31ª Feira Internacional da Mecânica, maior encontro da indústria de maquinário e processos de manufatura da América Latina, que acontece entre os dias 17 e 21 de maio de 2016, pretende atrair empresas americanas para seu evento no Brasil. A feira abrange toda a cadeia produtiva da indústria e aguarda 90 mil compradores nacionais e internacionais. A edição de 2014 gerou R$ 500 milhões em resultados de negócios para expositores.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Reed ExhibitionsAlcantara Machado

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RANDOLFE ANUNCIA REGULAMENTAÇÃO DA ZONA FRANCA VERDE, NO AMAPÁ

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse nesta quinta-feira (12) que a lei que instituiu a Zona Franca Verde dentro da área de livre comércio de Macapá e Santana, no Amapá, deve ser regulamentada em breve.

Ele informou em Plenário que teve uma reunião hoje com representantes do Ministério da Indústria e Comércio para tratar do assunto. Na ocasião, foi apresentado ao senador um projeto do decreto que vai ser encaminhado para análise da Presidência da República.

A lei é de 2009, lembrou o senador, ao explicar que a Zona Franca Verde deve estimular empresas instaladas no Amapá que adotarem práticas sustentáveis na produção e beneficiamento de produtos oriundos da coleta, extração, cultivo ou criação de animais da Amazônia Ocidental.

Segundo ele, quando o decreto passar a ter vigência, as empresas da área de livre comércio de Macapá e Santana, que já contam com benefícios para exportação e importação, poderão ter também isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) se vieram a enquadrar-se nos critérios de produção exigidos.

Para o senador, o estímulo à atividade produtiva vem em boa hora, pois o desemprego no Amapá, nesse cenário de crise, chega a 10%.

- Com este decreto, nós teremos, por exemplo, a possibilidade de ter uma empresa com benefícios fiscais que se instale no estado do Amapá para fazer a comercialização e o beneficiamento, lá mesmo, de um dos melhores bancos camaroeiros que temos no planeta. Teremos a possibilidade concreta que indústrias farmacêuticas ou indústrias de perfumes possam se utilizar das essências que têm na floresta amazônica e instalar uma indústria de beneficiamento na própria região, agregando valor à comunidade local - declarou.

 

Fonte: Agência Senado

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FRENTE PARLAMENTAR QUER REDUZIR CARGA TRIBUTÁRIA SOBRE PRODUÇÃO DE VINHOS

O diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, entidade que reúne o setor vitivinícola (responsável pelo cultivo de uvas e fabricação do vinho), informou nesta quinta-feira (12) que o País já produz mais de um milhão de toneladas de uvas.

Segundo Paviani, cerca de 700 mil toneladas são utilizadas para fabricação de sucos, vinhos e espumantes. O restante é utilizado na produção dos chamados derivados, como destilados de vinhos, de bagaço de uva fermentado e vinagres.

A declaração foi feita durante o lançamento da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados da Câmara dos Deputados.

O representante do Ibravin destacou que o setor está crescendo e se qualificando no Brasil. Hoje, pelo menos 12 estados já estão envolvidos com a produção de vinhos, uvas e seus derivados.

"Um produto que é referencial são os espumantes, que têm ganhado premiações no mundo inteiro por sua qualificação e sua excelente relação custo benefício, principalmente aquele produzido na região Sul e no Vale do São Francisco", informou Paviani. Ele acrescentou que o produto brasileiro tem frescor e sabor de fruta, e combina o clima local.

Altos tributos

O deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) será o coordenador da frente parlamentar. Ele afirmou que o objetivo da frente é defender o setor da alta carga tributária, uma vez que os impostos sobre o vinho chegam a até 50% do valor do produto.

"Hoje nós temos vinhos importados que chegam ao Brasil competindo com nossos vinhos justamente devido às vantagens que encontram na importação. Nossos produtores são pequenos produtores, da agricultura familiar", lembrou o deputado.

 

Fonte: Agência Câmara Notícias

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTRATO DA DRAGAGEM SAI NESTE MÊS, AFIRMA SÓCIA-PROPRIETÁRIA DA EEL

Vencedora da licitação do serviço de dragagem do Porto de Santos, a empresa EEL - Infraestruturas Ltda., prevê assinar o contrato com a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), para a realização dos trabalhos, ainda neste mês. Mas as atividades no canal de navegação, nas bacias de acesso aos berços de atracação e nos locais de atracação do cais santista Porto de Santos só devem começar a partir de maio do ano que vem.

 

Fonte: A Tribuna

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO ORCHESTRA BRASIL TRAZ 20 IMPORTADORES À SERRA GAÚCHA

O calendário de ações do Projeto Orchestra Brasil em 2015 encerra-se com o Projeto Comprador Orchestra Brasil Experience, de 16 a 20 de novembro, em Bento Gonçalves. Serão rodadas de negócios entre 20 importadores latino-americanos e empresas brasileiras do segmento de insumos, componentes, matérias-primas, acessórios, químicos e tecnologia para a indústria moveleira. A agenda também inclui visitação a vinícolas e atrativos turísticos locais. Os convidados são, principalmente, de países como Chile, Peru e Colômbia, conforme noticiado pela Apex-Brasil.

 

Fonte: Apex-Brasil

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MINISTRO DOS PORTOS PEDE NA FIESP PARTICIPAÇÃO DE EMPRESÁRIOS EM LEILÃO

O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, se reuniu com o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, e empresários do setor portuário para pedir a participação do setor privado no leilão de terminais nos portos de Santos e do Pará, que deve acontecer ainda este ano.

"Os clientes que fazem a economia nacional estão demandando expansão na estratégia portuária para fazer fluir o escoamento da nossa produção. E o governo está construindo as condições para que esse investimento privado possa acontecer", disse Barbalho após reunião com cerca de 100 empresários e agentes portuários na sede da Fiesp, conforme noticiado pela Agência Indusnet Fiesp.

 

Fonte: Agência Indusnet Fiesp

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AGÊNCIAS REÚNEM-SE NO MÉXICO PARA DISCUTIR REGULAÇÃO DE MEDICAMENTOS

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, participa da Summit (Cúpula dos Chefes de Agências Reguladoras de Medicamentos) e da ICMRA (Coalizão Internacional das Autoridades Reguladoras de Medicamentos), que reúnem os chefes das mais importantes agências reguladoras de medicamentos do mundo, na Cidade do México, no período de 9 a 15 de novembro.

Nesses dois espaços privilegiados, as autoridades das agências têm a oportunidade de se encontrar para trocar informações e visões regulatórias, bem como traçar estratégias de atuação em temas de interesses comuns entre os países, com vistas a assegurar uma regulação mais eficaz dentro do atual ambiente regulatório, que é complexo e globalizado.

A Summit, que está em sua 10ª edição, tem como, neste ano, o tema "Lidando com a globalização através da colaboração regulatória". Nesse foro, Jarbas Barbosa participou da mesa de abertura dos debates sobre 'Os desafios da cadeia de fornecimento: experiência regulatória global, desafios e oportunidades". Sua fala específica foi sobre o uso de dados, ferramentas e inovação para melhorar a supervisão regulatória. Além desse tema, os chefes das agências debatem sobre o aceleramento da inovação e a melhoria do acesso a medicamentos seguros e eficazes, a mudança de paradigma global sobre estudos clínicos e a construção de capacidades através da colaboração.

A ICMRA, por sua vez, tem uma agenda mais objetivamente direcionada à definição de estratégias para a atuação das agências, onde a discussão se dá em torno da inclusão da integridade da cadeia produtiva, a farmacovigilância e o gerenciamento de crise entre seus temas de interesse; as recomendações para se avançar nas prioridades estratégicas da Coalizão, sua estratégia de comunicação, entrada de novos membros e governança; os próximos passos dos projetos e atividades em andamento, tais como medicamentos genéricos, BPF, construção de capacidades e troca de informações; e a próxima fase de implementação do foro.

Paralelamente à cúpula, Jarbas Barbosa participa de encontros bilaterais com membros das Agências Regulatórias de outros países, como Estados Unidos, Austrália, China, Rússia e México, além de nações da União Europeia.

 

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MINISTRO REFORÇA PARCERIA ESTRATÉGICA A EMBAIXADOR DA UNIÃO EUROPEIA

O embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, João Gomes Cravinho, visitou nesta quinta-feira (12) o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera. O objetivo foi preparar uma agenda para o comissário europeu de Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, que, na próxima semana, participa de um workshop sobre a cooperação em pesquisa marinha no Oceano Atlântico, no Rio de Janeiro, e deve conhecer laboratórios brasileiros.

Pansera enfatizou o caráter estratégico da parceria bilateral ao recordar que, ainda neste ano, a presidenta Dilma Rousseff deve sugerir um acordo comercial entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a UE. "Nesse contexto, essa relação passa a ganhar outra dimensão", disse. "Temos todo o interesse em avançar nisso e enxergamos potencial em áreas como biotecnologia, energia de biomassa, segurança alimentar e pesquisa oceânica."

Cravinho destacou a realização do workshop sobre a cooperação em pesquisa marinha, na próxima terça-feira (17), com assinatura de declaração conjunta por Pansera e Moedas. O documento deve abordar conservação e uso sustentável da biodiversidade do Atlântico, fluxo de nutrientes entre terra e mar, mentalidade marítima, observação transatlântica e sistemas de previsão, segurança alimentar com aquicultura, tecnologia oceânica e investigação polar.

Segundo o embaixador, o comissário europeu vê a pesquisa oceanográfica como um ponto de entrada para a colaboração bilateral em outros campos de conhecimento. "Ele está convencido de que temos um trabalho a fazer para reequilibrar o relacionamento transatlântico", comentou Cravinho. "O panorama atual está muito dominado por uma intensa agenda conjunta entre a União Europeia e a América do Norte. Então, temos um objetivo político de reequilibrar isso com parcerias fortes com o Brasil e também a África do Sul."

Tecnologia da informação

Presente no 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), nesta semana, em João Pessoa, Cravinho afirmou que o Brasil "tem demonstrado saber liderar algo que interessa para todo o mundo, porque vai ser vital para qualquer país a forma como consolidarmos a governança da internet".

O ministro sublinhou que especialistas contribuem, terça (17) e quarta-feira (18), para o 8º Diálogo Brasil-União Europeia sobre Sociedade da Informação, em Brasília. Na ocasião, o secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, anuncia os projetos contemplados pela terceira chamada da cooperação bilateral em TICs, organizada em 2015 em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Também serão discutidos os resultados dos dois primeiros editais do programa, que envolveram o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em 2010 e 2012.

Já o embaixador assinalou que, quinta (19) e sexta-feira (20), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza o Seminário Internacional Brasil-Europa em Urbanização Sustentável e Soluções Baseadas na Natureza, na sede do CNPq, com objetivo de oferecer subsídios para políticas públicas como o programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI (Secis).

O comissário europeu de Investigação, Ciência e Inovação é responsável pelo programa Horizonte 2020, que busca responder a questões de impacto global, como crise econômica, subsistência das populações, segurança e meio-ambiente, por meio do lançamento de chamadas públicas e outras ações.

Também participaram da audiência o chefe da Seção de Ciência e Tecnologia da Delegação da União Europeia no Brasil, Piero Venturi, e, por parte do MCTI, os coordenadores-gerais de Micro e Nanotecnologias, Alfredo Mendes, e das Unidades de Pesquisa, Sônia da Costa; o coordenador para Mar e Antártica, Andrei Polejack; o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Carlos Cardim; e o chefe de gabinete do ministro Pansera, Carlos Azevedo.

 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GRUPO DE TRABALHO DO MERCOSUL DISCUTE TRANSPORTE DO CONE SUL

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participa, até sexta-feira (13/11), da XLIX Reunião do Subgrupo de Trabalho nº 5 (SGT-5) - Transporte do Mercosul, em Assunção (PAR). Representam a ANTT no encontro o chefe da Assessoria Técnica Internacional, Noboru Ofugi; o superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros, Alexandre Muñoz; e o coordenador de Transporte Rodoviário Internacional de Cargas, Marcos Neves.

No evento, estão sendo tratados temas como transporte de produtos perigosos; seguros; multas; identificação eletrônica de veículos; pesos e dimensões de veículos de transporte por rodovia; estabelecimento de tolerâncias na medição de peso por eixo e peso bruto total nos veículos de transporte por rodovia; entre outros.

O Brasil mantém acordos com países do Mercosul e outros, buscando aprimorar as relações de comércio, turismo e cultura entre os países no transporte de bens e pessoas, com foco em segurança. A evolução dos transportes internacionais terrestres se faz por meio de negociações conjuntas, realizadas periodicamente.

Grupo de Trabalho - As reuniões do SGT-5 acontecem duas vezes por semestre, desde 1992, ano em que foi criado o Mercosul. No primeiro semestre de 2015, o Brasil ocupou a presidência do bloco e assumiu a coordenação dos órgãos envolvidos nas negociações. Todas as discussões são voltadas para a harmonização dos procedimentos do transporte rodoviário internacional de cargas e passageiros entre os países membros, além da agilização e facilitação dos procedimentos em pontos de fronteira.

 

Fonte: Ministério dos Transportes

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MINISTRO E EMBAIXADORA DOS EUA DEBATEM INVESTIMENTOS EM CONCESSÕES

Em visita ao ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, nesta quinta-feira (12/11), a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, reafirmou o interesse das empresas norte-americanas em participar da nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL). Liliana Ayalde convidou o ministro para uma visita oficial à capital, Washington, para continuar as tratativas iniciadas pela presidenta da República, Dilma Rousseff, durante recente visita oficial aos Estados Unidos (julho/2015).

O ministro recomendou à equipe técnica do Ministério dos Transportes que comece a trabalhar com a embaixada norte-americana para organizar uma agenda produtiva que inclua o setor privado. "Pretendemos ampliar a divulgação dos projetos brasileiros de concessões de rodovias e ferrovias e dar mais visibilidade ao programa. É muito importante para o Brasil conhecer as melhores práticas norte-americanas e poder usá-las como exemplo para avançar nos investimentos em infraestrutura", reiterou. A embaixadora concordou com a adesão do setor privado dos dois países nas discussões em torno de projetos de transportes. " A viagem será uma oportunidade de detalhar as oportunidades de investimentos do governo brasileiro às empresas norte-americanas", destacou ela.

Desde maio de 2013, Brasil e Estados Unidos mantém um acordo de cooperação na área de transportes, firmado entre Ministério dos Transportes e o Departamento de Transportes dos Estados Unidos. Os dois órgãos vem estabelecendo mecanismo de cooperação para aprimorar os intercâmbios técnicos. O objetivo da parceria é fomentar o trabalho de colaboração em todos os modais de transporte, coordenando recursos e expertise dos setores público e privado para alcançar sistemas de transportes cada vez mais seguros, eficientes e integrados.

 

Fonte: Ministério dos Transportes

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EMPRESA DOS EMIRADOS ÁRABES ENVIARÁ MISSÃO PARA DEFINIR INVESTIMENTOS NO BRASIL

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apresentou nesta quinta-feira (12), em Abu Dhabi, as oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro à holding Aldahra, dos Emirados Arábes. Após ouvir a ministra falar sobre o potencial de regiões como o Matopiba (formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e o Sul, o vice-chairman Khadim Al Darei afirmou que enviará uma missão técnica da empresa ao Brasil.

A missão vai identificar as oportunidades de investimento e os produtos agropecuários de interesse da empresa, líder nos Emirados Árabes Unidos em importação de arroz. A Aldahra é um fundo de investimentos que também atua na comercialização, operação e produção de rações e alimentos como farinha, frutas e vegetais, além de arroz. A holding, que pertence ao sheik Hamdan al-Nahyan, é grande re-exportadora para mais de 20 países árabes.

"Enviarei um grupo técnico para fazer uma pesquisa sobre o potencial de produtos e empreendimentos nos quais podemos investir", disse o empresário, destacando o papel estratégico do Brasil. "É um país muito importante para nós. Sei que agora estamos com as pessoas certas e estamos animados para dar início à cooperação com o Brasil", acrescentou.

O Ministério da Agricultura enviará à empresa um relatório detalhado das oportunidades de negócios no Sul do país, com foco na produção de arroz, e no Matopiba, com destaque para grãos, frutas e criação de peixes - produto que também tem grande potencial na Amazônia Legal, destacou Kátia Abreu. "Estamos desenhando um grande programa para criação de peixes de água doce, uma atividade sustentável para a Região Amazônica."

A ministra se comprometeu a ajudar o grupo da holding a manter contato com os empresários brasileiros. Após a visita técnica, Khadim Al Darei afirmou que vai pessoalmente ao Brasil para dar início à cooperação.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BRASIL DEVE LIDERAR SAÍDA PARA CRISE DO MERCOSUL, DIZEM PARTICIPANTES DE AUDIÊNCIA

O Brasil deve liderar a busca da superação da crise do Mercosul, que está completando 25 anos. Esse é o entendimento dos participantes da audiência pública realizada nesta quinta-feira (12) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Embora tenham apresentado diagnósticos diferentes sobre a origem dos problemas enfrentados pelo bloco criado pelo Tratado de Assunção, em 1991, os participantes da audiência coincidiram no entendimento de que, sem uma posição firme do Brasil, dificilmente eles serão superados.

Após reconhecer que o Mercosul "está passando por uma de suas piores crises", Regis Arslanian, que foi embaixador no bloco por muitos anos, afirmou que o Brasil é "a locomotiva" da integração regional. Se o Mercosul hoje não funciona, na avaliação do ex-embaixador, é porque o Brasil não quer.

Rubens Barbosa, que foi embaixador brasileiro no Reino Unido e nos Estados Unidos, atribui a crise à decisão dos sócios de transformar o Mercosul num fórum de discussão política e social. Para ele, enquanto prevalecer "essa visão ideológica, será difícil mudar o Mercosul". Barbosa defendeu a recuperação da visão original do bloco, restabelecendo a prioridade econômico-comercial.

Inflexão

Presidente do capítulo Brasil do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal), o consultor empresarial Roberto Giannetti da Fonseca afirmou que "o Mercosul está num ponto de inflexão" porque se aproxima o segundo turno da eleição presidencial na Argentina. No próximo dia 22, o governista Daniel Scioli enfrentará o oposicionista Maurício Macri, apontado como favorito pelas pesquisas eleitorais.

Giannetti notou que Macri revelou sua intenção de fazer uma imediata mudança no Mercosul, que, segundo ele, coincide com o desejo dos exportadores brasileiros. O oposicionista, conforme o consultor, pretende transformar o Mercosul de uma união aduaneira em área de livre comércio, como é o Nafta, mantido por Canadá, Estados Unidos e México.

A alteração, se efetivada, livrará o Brasil de amarras, como a tarifa externa comum, que o impede de decidir com autonomia, de forma isolada, as alíquotas nas relações com outros parceiros comerciais fora do Mercosul.

- Na hora em que nós transformamos o Mercosul em um acordo de livre comércio, nós continuaremos com zero de alíquota entre nós [sócios do bloco], mas cada um poderá praticar extrarregionalmente as alíquotas que preferir - acrescentou.

Isolamento

O senador Tasso Jarereissati (PSDB-CE) concordou com Giannetti, mas atribuiu o isolamento do Brasil no comércio internacional a uma visão equivocada do governo brasileiro. Para que as mudanças aconteçam, segundo o parlamentar, é preciso que o governo brasileiro também esteja aberto a essas iniciativas.

 

Fonte: Agência Senado

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MISSÃO AO NORTE DA ÁFRICA É ADIADA

A missão empresarial ao Norte da África, que levaria empresas brasileiras à Argélia e ao Egito de 21 a 27 deste mês, foi adiada. A viagem deve ocorrer no primeiro trimestre de 2016, de acordo com informações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), conforme noticiado pela Anba.

 

Fonte: Agência Anba

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FEIRA MEDICA RECEBE PAVILHÃO BRASILEIRO PELA 14ª VEZ

Cinquenta empresas participantes do Brazilian Health Devices, projeto executado pela ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e Laboratoriais, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), marcarão presença na Feira MEDICA 2015, principal evento internacional do setor de serviços e produtos médicos do mundo. Realizada em Düsseldorf, Alemanha, ela acontece entre os dias 16 a 19 de novembro.

A Feira MEDICA atua como uma vitrine mundial dos lançamentos na área de saúde e a presença das empresas brasileiras no evento é fundamental, pois, só neste ano, serão cerca de 4800 expositores, de 60 países. Esta será a 14ª participação do pavilhão brasileiro na feira, conforme noticiado pela Apex-Brasil.

 

Fonte: Apex-Brasil

 

Ficamos a Disposição.

 

Saudações,

Fatima Schepers

Secretaria - SINDAESC

Fon. 47 3241-4080.

Fax. 47 3241-4070.

Skype - Fatima Schepers

E-mail: administrativo@sindaesc.com.br

E-mail:secretaria@sindaesc.com.br

Registro MTE - http://www3.mte.gov.br/sistemas/CNES/usogeral/HistoricoEntidadeDetalhes.asp?NRCNPJ=08345560000190

 

•  Veja outras notícias
 

 Contribuições

Faça emissão das suas contribuições on-line

Emitir contribuição
 

 Associe-se

Não perca mais tempo e seja nosso associado

Veja mais
 

 Links

Veja alguns links úteis que separamos

Acessar links
SINDAESC
Rua Capitão Adolfo Germano de Andrade, 37 - Sala 07
CEP: 88304-020 - Centro - Itajaí / SC
Telefone: (47) 3241-4070  /  (47) 3241-4080
E-mail: secretaria@sindaesc.com.br - financeiro@sindaesc.com.br