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09/12/2015

LEILÃO DE PORTOS SOFRE UMA BAIXA

O único leilão de infraestrutura de transportes e logística do governo em 2015 sofreu um revés antes da disputa ser iniciada. Por falta de interessados, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) decidiu excluir o terminal de Vila do Conde (PA) do leilão de portos marcado para hoje. As informações estão na edição de hoje do jornal O Estado de S.Paulo

 

Fonte: O Estado de S.Paulo

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FABRICANTES OLHAM PARA O MERCADO EXTERNO

A exportação brasileira de bicicletas é "irrisória", de acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Eduardo Musa. Foram exportadas 3 mil unidades de janeiro a novembro deste ano, sendo que a produção nacional chegou a 3,6 milhões, e as importações, a 245 mil. No caso das bicicletas o dólar valorizado é uma faca de dois gumes. Se por um lado isso em geral torna os produtos brasileiros mais baratos lá fora, por outro o setor utiliza grande volume de peças importadas, que, pelo mesmo motivo, estão mais caras no mercado interno, o que anula a vantagem cambial. Além disso, os maiores exportadores mundiais são a China e outros países da Ásia, que têm enorme escala de produção e preços competitivos. As informações estão no site da Agência Anba.

 

Fonte: Agência Anba

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ANTAQ SUSPENDE LEILÃO DO TERMINAL DE VILA DO CONDE, NO PARÁ

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) suspendeu na segunda-feira(7) o leilão do terminal de Vila do Conde, no Pará, programado para quarta-feira (9). A decisão foi tomada pois, segundo o órgão, a área não recebeu propostas de exploração.

 

Fonte: A Tribuna

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À BANCADA SULISTA, MINISTRA REITERA CUIDADO COM SANIDADE DAS FRUTAS

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu nesta terça-feira (8) deputados e senadores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná para falar sobre sanidade na produção de maçãs e subvenção do seguro agrícola.

Kátia Abreu reiterou a atenção constante do Mapa pela inocuidade dos alimentos, especialmente em relação à praga Cydia Pomonella, que atinge plantações de maçã, mas está erradicada no Brasil. Para exemplificar a preocupação da pasta, a ministra destacou a suspensão, em março, da importação de maçã, pera e marmelo da Argentina devido à ocorrência da doença nos produtos enviados por aquele país.

"Contem comigo para proteger a sanidade dos nossos alimentos. Vamos apertar o jogo e não permitiremos que doenças e pragas ameacem nossas lavouras", disse a ministra, que destacou também que defesa agropecuária é a prioridade da pasta e não sofrerá cortes mesmo diante de ajustes orçamentários.

A audiência foi acompanhada por diversos deputados e senadores da região Sul, entre eles a senadora e presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, Ana Amélia (PP-RS) e do deputado Mauro Mariane (PMDB-SC), além de representantes de produtores de frutas.

A bancada elogiou as medidas adotadas pelo Mapa em relação à sanidade das maçãs, com destaque para a criação do Moscasul, centro de manejo integrado para combate à mosca-das-frutas no sul do país. Em setembro, a ministra anunciou R$ 2 milhões para a construção do complexo.

O setor produtivo pediu a publicação do plano de contingência da Cydia Pomonella e da análise de risco da praga na pera, a fim de que a comunidade científica acompanhe as medidas. Os pedidos tiveram apoio de Kátia Abreu.

Seguro agrícola

Os produtores pediram um aporte adicional no seguro agrícola para a fruticultura nos três estados do Sul. A ministra ponderou que o orçamento da subvenção de 2015 está restrito devido ao pagamento do seguro do ano passado. "Eu compreendo a situação de vocês, mas houve um desarranjo porque tivemos que pagar as subvenções de 2014 este ano", explicou Kátia Abreu.

A ministra, porém, afirmou que o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) pode ganhar reforço em 2016, passando de R$ 400 milhões para R$ 750 milhões. O Mapa negocia com os ministérios da Fazenda e do Planejamento e com o Tesouro Nacional o remanejamento de R$ 350 milhões do Programa de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) para o seguro rural.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

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GOVERNO COMEÇA PROCESSO DE CONCESSÃO DE ÁREAS PORTUÁRIAS

A Secretaria de Portos da Presidência da República, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizam nesta quarta-feira, dia 09/12, na sede da BM&FBOVESPA, em São Paulo, o primeiro leilão para arrendamento de áreas para terminais portuários da história do Brasil.

Serão ofertadas três áreas e infraestruturas públicas nos portos de Santos (SP). Essas áreas serão destinadas à movimentação de granéis sólidos de origem vegetal, papel, celulose e carga geral solta, que integram a 1ª Fase do Bloco I do Programa de Arrendamentos de Áreas Portuárias.

Ao todo, existem 93 áreas passíveis de arrendamento, que foram divididas em Blocos - Bloco 1, Bloco 2 e Demais Blocos. O Bloco 1, previsto para ser todo licitado até o fim de 2016, contempla 29 áreas, das quais 20 no Pará e nove em Santos (SP). A expectativa é que essas áreas demandem investimentos de R$ 4,7 bilhões, dos quais R$ 3,2 bilhões no Pará e R$ 1,5 bilhão em São Paulo.

Concluído o Bloco 1, já estão previstos investimentos adicionais de R$ 7,2 bilhões para o Bloco 2 a serem aplicados em 9 diferentes estados brasileiros.

Bloco 1 - 1ª Fase

Porto de Santos (SP)

Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)

No Porto de Santos, em São Paulo, serão duas áreas destinadas à movimentação de papel e celulose, sendo uma na região do Macuco e outra no Paquetá, e uma terceira para granéis sólidos de origem vegetal, no Corredor de Exportação, localizado no bairro da Ponta da Praia.

I) Granéis Sólidos de Origem Vegetal - Leilão 1/2015

Capacidade atual para granéis sólidos vegetais: 14,7 mi/ton

O Leilão 1/2015 contempla o arrendamento de área e infraestrutura para movimentação e armazenagem de granéis sólidos de origem vegetal, denominada STS04, localizada no Corredor de Exportação do Porto de Santos, no bairro da Ponta da Praia.

O arrendamento envolve uma área de, aproximadamente, 46.800 m², constituída pela Área 1, com cerca de 30.700 m² e pela Área 2, em torno de 16.100 m², onde estão e serão implantados os equipamentos e edificações para operações de recepção de granéis sólidos de origem vegetal no terminal, armazenagem e embarque em navios.

A vencedora do certame licitatório deverá garantir a movimentação anual mínima de 3,9 milhões de toneladas a partir do terceiro ano de vigência do contrato, passando para 4,0 milhões no quarto ano e para 4,1 milhões a partir do quinto ano.

O futuro arrendatário também deverá substituir o atual sistema de embarque de granéis vegetais implantado no berço do cais do Armazém 38, composto por dois carregadores de navios sobre trilhos e esteiras, por um sistema novo, com capacidade nominal de, no mínimo, 3 mil toneladas/hora. A área prevê um sistema de armazenagem com capacidade estática total agregada de, pelo menos, 285 mil toneladas, bem como equipamentos de recuperação e empilhamento com capacidade nominal compatível com os sistemas de embarque e de recepção ferroviária.

Além disso, a nova arrendatária deverá implantar novas estações de recepção ferroviária, manter e ampliar ramais para descarga ferroviária e terá prazo de até 4 anos para disponibilizar as instalações para operação.

Locais:

 

1. Novo terminal para movimentação de papel e celulose no Paquetá (STS36)

2. Arrendamento de terminal para papel e celulose no Macuco (STS07)

Capacidade atual para papel e celulose: 1,8 mi/ton

 

1. Novo terminal para movimentação de papel e celulose no Paquetá (STS36)

 

O terminal para celulose no Porto de Santos, a ser instalado no bairro do Paquetá, abrangerá uma área de, aproximadamente, 22.500 m², na qual serão implantados os equipamentos e edificações a serem utilizados na recepção de cargas no terminal, armazenagem, movimentação interna e embarque em navios.

 

A área inclui trecho compreendido pelos armazéns 9, 10, 11, pátio do armazém 12 e trecho do cais do Paquetá adjacente a essas instalações. Excluindo-se uma faixa de recuo de 5 metros, a partir da linha férrea existente, que viabilizará futura implantação de uma via ferroviária pública adicional, bem como o trecho de expansão do cais do Paquetá a ser construído pela futura arrendatária, paralelo à área mencionada.

 

Os projetos e investimentos a serem realizados pela arrendatária nos sistemas de embarque/descarga deverão considerar, no mínimo, as necessidades de uma embarcação tipo Handymar, que possui boca de 28 metros, comprimento de 165 metros e calado de 11 metros.

 

A atual faixa do cais do Paquetá deverá ser expandida em direção ao interior do canal de navegação e será paralela ao cais do Paquetá existente, com comprimento mínimo acostável de 615 metros de largura e largura mínima de 30 metros ao longo de sua extensão. A expansão do cais deverá se estender até a junção com o cais de Outeirinhos, tornando-se adjacente ao berço defronte ao Armazém 12-A. Esse cais será composto por 2 berços de atracação, o Leste, mais próximo do cais de Outeirinhos, e o Oeste, mais distante daquele cais. Esses berços deverão ser dragados pela arrendatária até a profundidade adequada para operação, em condições de baixa-mar, de uma embarcação Handymar.

 

A vencedora do certame deverá disponibilizar novas instalações de armazenagem, equipamentos de movimentação e transbordo de cargas de/para vagões ferroviários, caminhões e áreas de estocagem. O sistema de armazenagem deverá apresentar capacidade estática de, no mínimo, 69 mil toneladas.

 

2. Arrendamento de terminal para papel e celulose no Macuco (STS07)

 

O arrendamento envolve, aproximadamente, 33.000 m², constituídos pela Área 1, com cerca de 20.900 m², e Área 2, com cerca de 12.100 m², onde estão e serão implantados equipamentos e edificações para descarga, armazenagem e embarque das referidas cargas em navios.

 

A vencedora do leilão deverá disponibilizar novas instalações de armazenagem, equipamentos de movimentação e transbordo de cargas de/para vagões ferroviários, caminhões e áreas de estocagem. O sistema de armazenagem previsto envolve capacidade estática de, no mínimo, 75 mil toneladas.

 

As arrendatárias das áreas no Paquetá e no Macuco terão prazo de 4 anos, a partir da data que assumirem as áreas, para disponibilizarem as instalações para operação e deverão garantir uma movimentação anual mínima de 1,6 milhão de toneladas, a partir do quinto ano após assumirem as áreas.

 

Os dois novos terminais terão que implantar novos ramais ferroviários, de forma a assegurar o acesso ferroviário às suas instalações, visto que o acesso terrestre deverá ocorrer, predominantemente, através desse modal.

 

Fonte: Ministério do Planejamento

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DIRETORIA DA ANTAQ VISITA COMPLEXO PORTUÁRIO DO ITAQUI

A Diretoria da ANTAQ acompanhou em 4 de dezembro a visita técnica da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados ao Complexo Portuário do Itaqui, no Maranhão. O Complexo Portuário de São Luís é formado pelo Porto Organizado do Itaqui, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira e pelo fábrica de alumina e lingotes do consórcio de empresas da Alumar. O objetivo da visita foi conhecer a situação atual, as perspectivas e as potencialidades do Complexo Portuário do Itaqui no contexto da logística maranhense para a competitividade brasileira.

A subcomissão foi recebida pelos diretores e gerentes locais da Vale, que fizeram uma exposição do Projeto S11D Logística. Trata-se do projeto de duplicação de todo o sistema mina-ferrovia-porto, capaz de ampliar a exportação anual de minério de ferro dos atuais 130 milhões de toneladas para 230 milhões a partir de 2018. A recepção ocorreu no Centro de Controle Operacional (CCO). Trata-se de uma sala de controle conjugada, onde há o controle de tráfego ferroviário de cargas e passageiros de Parauapebas (PA) até o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA). As equipes trabalham 24h por dia e controlam dezenas de composições que trafegam nos dois sentidos da ferrovia Carajás.

A Vale possui a maior composição ferroviária de minério de ferro do mundo. São 334 vagões puxados por quatro locomotivas. O CCO possui tecnologia capaz de parar remotamente qualquer composição em caso de emergência. Além do controle do tráfego ferroviário, no CCO também ocorre o controle simultâneo de todas as operações de carregamento de navios nos píeres do Terminal da Ponta da Madeira.

Durante a apresentação dos Diretores da Vale, os diretores Mario Povia e Fernando Fonseca contribuíram com esclarecimentos técnicos acerca da estrutura logística existente na área de influência (hinterlândia) do complexo portuário de São Luís.

A visita prosseguiu até a sala de comando do pátio de estocagem de minérios. Lá foi possível conhecer toda a tecnologia de comando remoto das grandes máquinas recuperadoras e empilhadeiras de minérios.

Por fim, a subcomissão conheceu o Píer IV, maior obra de infraestrutura portuária da América Latina. O píer é composto por uma ponte de acesso de 1.548 metros e dois berços de atracação com capacidade de carregar simultaneamente dois navios do tipo Valemax, maior mineraleiro do mundo, com capacidade de transporte de até 400 mil toneladas.

Visita à Emap

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária - Emap, Eduardo de Carvalho Lago, apresentou as recentes mudanças ocorridas na administração do Porto do Itaqui e os números que denotam o crescimento do porto desde o início do ano. Lago apresentou os projetos de investimentos a serem realizados no curto e médio prazo. Fez uma exposição relacionando as oportunidades existentes na hinterlândia do porto, especialmente ao que diz respeito à oferta de cargas e os potenciais mercados a serem prospectados. Como exemplo, citou a licitação dos novos terminais de celulose e fertilizantes.

O presidente agradeceu a presença permanente da ANTAQ no porto, fazendo com que os arrendatários, operadores e demais agentes cumpram com as determinações disciplinares e modernizadoras em suas operações portuárias. Assim, a ANTAQ vem cumprindo com sua missão institucional, contribuindo para a construção de um porto eficiente, com respeito à segurança do trabalhador portuário e da preservação do meio ambiente.

Após a apresentação de Lago, o gerente do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), Randal Couceiro, fez uma apresentação sobre a história da construção do terminal e seu recente desempenho operacional, que embora tenha iniciado suas operações em março deste ano, já superou a meta prevista de movimentação de grãos para o ano de 2015 em mais de 1,5 milhão de toneladas.

Os parlamentares pediram a palavra e agradeceram a presença permanente dos diretores da ANTAQ nas visitas realizadas pela subcomissão nos outros complexos portuários do país.

Em seguida, toda a comitiva foi à beira do cais conhecer de perto os equipamentos e as operações. Os gerentes dos terminais da Granel (Sílvio Aguiar) e da Suzano Papel e Celulose (Frederico Ruckert) deram explicações detalhadas sobre as operações de movimentação de graneis líquidos e celulose que ocorrem no porto.

Visita à Alumar

O superintendente do Porto, Domingos dos Reis, fez apresentação detalhada sobre o funcionamento da fábrica de alumínio e o desempenho do Porto da Alumar, que fechará 2015 com movimentação em torno de 14 milhões de toneladas, principalmente bauxita (matéria-prima) e alumina (produto final), transportadas por 330 navios.

A subcomissão pediu informações acerca da paralisação da fábrica de lingotes (Redução). Fato que gerou a demissão de mais de 630 trabalhadores diretos e o fim da movimentação do produto pelo Porto do Itaqui.

Audiência com o governador do Maranhão, Flavio Dino

Para finalizar a visita, a comitiva reuniu-se com o governador do Maranhão. Os parlamentares fizeram o retrospecto da visita e relataram ao governador todo o entusiasmo que sentiram ao ver de perto o trabalho realizado pela nova administração da Emap. O governador agradeceu a todos e solicitou apoio para agilizar os trâmites dos processos referentes à modernização e ampliação do Porto do Itaqui.

 

Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários

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PRODUÇÃO DE MOTOS CAIU, MAS VOLTARÁ A CRESCER EM 2016

A indústria brasileira produziu 1.212.075 motocicletas de janeiro a novembro, uma queda de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Segundo projeção da entidade, 2015 terminará com 1,27 milhão de unidades produzidas. Na seara das exportações, foram embarcadas 63.179 unidades de janeiro a novembro, um recuo de 23% sobre o mesmo período de 2014. Em novembro isoladamente, porém, as vendas externas cresceram 87,7% em comparação com o mesmo mês do ano passado e totalizaram 6.298 motos. As informações estão no site da Agência Anba.

 

Fonte: Agência Anba

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PROJETO COMPRADOR REGIONAL ULTRAPASSA US$4MI EM NEGÓCIOS

O ano de 2015 foi positivo para compradores e empresas brasileiras que participaram do Projeto Comprador Regional - que consiste na realização de Rodadas de Negócios entre fornecedores nacionais e compradores internacionais, estimulando os negócios entre o setor de componentes e o mercado externo. Promovido pelo Footwear Components by Brasil - ação da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) -, o Projeto Comprador Regional registrou durante todo o ano mais de US$ 4 milhões em negócios, entre imediatos e para os próximos meses, conforme noticiado pela Apex-Brasil.

 

Fonte: Apex-Brasil

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MARCAS DO TEXBRASIL SÃO DESTAQUE EM APOSTAS DO PORTAL WGSN

De seis em seis meses, o Portal WGSN, um dos mais conhecidos bureaus de tendências mundiais, lança suas apostas para a moda internacional. Mais do que prever com antecedência o que todo mundo estará usando em poucos meses, o escritório direciona seus holofotes para marcas que estão despontando no mundo da moda, impulsionando o alcance destas no âmbito internacional.

Neste semestre, o report voltado às marcas da América Latina destacou quatro grifes participantes do Texbrasil, conforme noticiado pela Apex Brasil.

 

Fonte: Apex-Brasil

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VALEC: 21 MIL TONELADAS DE FARELO SERÃO TRANSPORTADAS PELA FERROVIA NORTE-SUL ATÉ O FINAL DO ANO

Um trem com farelo de soja vai partir nesta quarta-feira (9/12), aproximadamente às 10 horas, da fábrica da Granol, em Anápolis (GO) após o término do carregamento que será realizado nesta terça-feira (8/12) e que leva em torno de 24 horas para ser concluído. O primeiro carregamento partiu no último sábado (5/12) de Anapólis em direção a porto de Itaqui (MA).

A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.; a VLI, operador ferroviário ligado ao grupo VALE; e a Granol, esmagadora de soja e produtora de farelo e biodiesel, fecharam a contratação do transporte de 21 mil toneladas de farelo ainda este ano. Será o primeiro navio carregado no porto de Itaqui, em São Luís no Maranhão, com mercadoria oriunda do Centro-Oeste brasileiro e transportada em toda a extensão atual da Ferrovia Norte-Sul.

O trem será composto por três locomotivas, tracionando 80 vagões carregados de farelo de soja. Cada vagão transportará 85 toneladas, o que corresponde a três carretas rodoviárias. No total, serão 6.800 toneladas transportadas em uma única composição, representando, aproximadamente, menos 240 carretas em circulação nas estradas brasileiras.

As operações comerciais na ferrovia foram autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em fevereiro deste ano. A equipe responsável pela operação está preparada desde o início de 2015 e aguardava apenas o fechamento de contrato entre cliente e operador ferroviário. O Centro de Controle Operacional (CCO) fica localizado em Palmas (TO) e é de lá que a operação do trecho Anápolis(GO) a Palmas (TO) é controlada pela VALEC.

Os outros carregamentos acontecerão nas semanas seguintes, até o final do mês de dezembro. Mais cargas estão por vir em 2016, não apenas de farelo, mas também contêineres e granéis líquidos e sólidos.

 

Fonte: Ministério dos Transportes

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CUEROS VÉLEZ PARTICIPA DA PRÓXIMA EDIÇÃO PROJETO COMPRADOR

A próxima edição do Projeto Comprador, realizado pelo Footwear Components by Brasil - ação da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) - ocorre durante a 13ª edição do Inspiramais, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2016, e a colombiana Cueros Vélez é uma das empresas confirmadas, conforme noticiado pela Apex-Brasil.

 

Fonte: Apex-Brasil

 

 

Ficamos a Disposição.

 

Saudações,

Fatima Schepers

Secretaria - SINDAESC

Fon. 47 3241-4080.

Fax. 47 3241-4070.

Skype - Fatima Schepers

E-mail: administrativo@sindaesc.com.br

E-mail:secretaria@sindaesc.com.br

 

Registro MTE - http://www3.mte.gov.br/sistemas/CNES/usogeral/HistoricoEntidadeDetalhes.asp?NRCNPJ=08345560000190

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