Bem vindo ao nosso site • |
|
NotíciasCNT reúne em documento principais demandas do setor de transporte22/09/2014 CNT reúne em documento principais demandas do setor de transporte O documento foi entregue aos candidatos à presidência da república Eliminação de gargalos, recuperação, duplicação e construção de ferrovias, além da construção de trens de alta velocidade, que elevariam a eficiência da matriz de transporte brasileira. Essas são algumas das sugestões que a CNT (Confederação Nacional do Transporte) reuniu no documento “O que o Brasil precisa em transporte e logística” e entregou aos candidados à Presidência da República. Somente em relação ao modal ferroviário a CNT mapeou 213 projetos, com custo estimado de R$ 281,7 bilhões. O documento reúne as principais demandas do setor de transporte e serve de apoio a demais tomadores de decisão, além de informar e nortear o cidadão brasileiro da situação de diversos segmentos do setor. Apesar das dificuldades, o modal apresentou significativo crescimento após as concessões realizadas na década de 1990. A produção de transporte em TKU (Toneladas-quilômetro Útil), por sua vez, foi de 297,4 bilhões em 2013, o que representa um aumento de 63,8% quando comparado ao ano de 2003. No mesmo período, o número de acidentes teve uma redução de 61%. Fonte: Guia Marítimo
Portos de SC serão administrados pelo estado por mais 25 anos Segundo o ministro, o Governo Federal vai continuar investindo no setor O ministro-chefe da SEP (Secretaria de Portos), César Borges, prorrogou por mais 25 anos a exploração dos portos de Santa Catarina. Segundo o ministro, o Governo Federal vai continuar investindo no setor. “Os portos de Santa Catarina assumem, cada dia mais, importância na economia brasileira e na logística nacional. Aqui eu vejo um modelo de sucesso, que está dando certo e pode ser um exemplo de modelo para o resto do país. A gestão é do estado, mas a responsabilidade dos investimentos é compartilhada”, disse. O porto de São Francisco do Sul é o segundo maior do país em movimentação de carga não conteinerizada. De janeiro a dezembro de 2013, foram comercializadas no porto 13 milhões de toneladas – 20% a mais do que em 2012. No ano passado, o empreendimento recebeu investimentos de mais de R$ 40 milhões para ampliar e aperfeiçoar a sua capacidade operacional. Com a prorrogação, o estado vai gerir o porto até 2036 e deverá, segundo determinações da SEP, estabelecer um plano de metas de desempenho e compromissos de resultado. Além disso, o estado deverá criar, em até 180 dias, uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) para desempenhar exclusivamente as atribuições de Administração do Porto. Em 2014, o Porto de Imbituba aumentou a sua movimentação em 52,5% (janeiro a maio) em relação a 2013. A delegação do Porto de Imbituba vale até 2037. Tendo em vista a prorrogação do prazo do convênio, o porto tem um projeto de investimentos de R$ 810 milhões e também um plano de negócios para os próximos 25 anos. A SEP determinou que o estado também estabelecesse um de plano de metas de desempenho e compromissos de resultado. Fonte: Guia Marítimo
Assinado contrato para execução de obras no Complexo Portuário do Itajaí A assinatura de Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e a Superintendência do Porto de Itajaí, pelo governador em exercício, desembargador Nelson Schaefer Martins, garantirá o início da primeira etapa das obras do novo acesso aquaviário e bacia de evolução para o Complexo Portuário do Itajaí, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Portos. Fonte: Portos e Navios • Veja outras notícias |
|
SINDAESC
Rua Capitão Adolfo Germano de Andrade, 37 - Sala 07 CEP: 88304-020 - Centro - Itajaí / SC Telefone: (47) 3241-4070 / (47) 3241-4080 E-mail: secretaria@sindaesc.com.br - financeiro@sindaesc.com.br |